Fred Flintstone é a personagem principal da série animada Os Flintstones, que foi ao ar no horário nobre no canal americano ABC durante a série original, de 1960 até 1966. O Fred é o marido da Wilma Flintstone e o pai de Pebbles Flintstone. O seu melhor amigo é o vizinho dele, o Barney Rubble, que tem uma esposa chamada Betty e um filho adotivo, chamado Bamm-Bamm.
O Fred mora na cidade pré-histórica de Bedrock, um mundo em que os dinossauros co-existem com as pessoas das cavernas modernizadas e as pessoas das cavernas divertam-se em versões "primitivas" em comodidades modernas, como telefones, automóveis e máquinas de lavar. O Fred diz "yabba-dabba-doo!", uma frase que era originalmente do clube dele, e mais tarde adotada como parte do tema músical da terceira temporada e em diante foi usada no filme de imagem-real dos Flintstones de 1994.
Desde a série original, o Fred apareceu em vários outros spin-offs de desenhos animados, adaptações de imagem-real, telediscos e anúncios.
A personalidade do Fred era baseada na do Ralph Kramden, da série de televisão dos anos 50, The Honeymooners, e Chester A. Riley, do The Life of Riley, os quais foram originalmente retratados na televisão por Jackie Gleason (Riley foi originalmente retratado no rádio, cinema e depois na televisão nos episódios por William Bendix).
A personagem do Fred Flintstone foi baseado na personagem Ralph Kramden (Jackie Gleason) dos Honeymooners.
A frase do Fred é o "Yabba-Dabba-Doo!"; Alan Reed, o dobrador americano que fazia a voz do Fred de 1960 até 1977, teria dito que a inspiração para a frase veio da mãe dele.