O Ronaldo Baptista (conhecido no rádio como Ronaldo Batista) foi um adialista, locutor, apresentador, dobrador, artista plástico e escritor brasileiro.
Ele nasceu no dia 18 de Setembro de 1933, em São Paulo, Capital. Ele nasceu e cresceu no bairro de Santana, Zona Norte de São Paulo.
Ele começou no rádio por volta de 1949, e ainda como adolescente, na Rádio América.
Em 1950, ele começa a cursar a interpretação na Universidade Artística de Rádio (UAR), de Normet Pinheiro e Ruth Sauaya, aonde, criaram-se Cláudio Marzo, Francisco Cuoco, entre outros.
Semanalmente, os donos da universidade, levavam ao ar pela Rádio Cultura, o programa Teatro Experimental, do qual o Ronaldo participava.
Em 1969, o Ronaldo Baptista foi convidado pela Editora Abril para ser o narrador no projeto das Histórias da Walt Disney em disco. Contratado pela empresa, as gravações eram feitas no gravador RCA no Jaguaré, aonde ele dividiu o estúdio com o colega da AIC, Older Cazarré que o realiza. Ele também contava com a participação de um elenco variado, também oriundo da AIC.
O Ronaldo Baptista também foi um jornalista e artista plástico, além de narrador na Rádio. Ele também trabalhou na televisão, como nas novelas e programas humorísticas, e em várias peças de teatro.
Na dobragem, ele foi convidado para trabalhar no estúdio GravaSon pelo realizador artístico da casa, Glauco Laurieli, em 1957, no qual ele estreou ao lado de Dennis Carvalho, e depois ao lado de Zezinho Cútolo, uma das primeiras séries dobradas para a televisão, chamada As Aventuras de Rin-Tin-Tin, aonde ele dobrava o Tenente Rip Masters em português do Brasil.
Naquela época ele também, foi convidado pela Editora Abril, para narrar as histórias da Disney em discos. Os trabalhos começaram em 1969 no estúdio RCA, com a realização de Older Cazarré e o elenco da AIC, e foram até aos anos de 1980.
Nos anos de 1970, além da AIC, ele também atuou no estúdio BKS, em que ele atuou até os anos 2000. Nos anos de 1980, ele esteve no estúdio Álamo, principalmente por volta dos anos de 1982/1983, a participar nos filmes da Turma da Mónica, e no estúdio S&C, já por volta de 1988/1989.
Nos anos de 1990, ele continuava na S&C, e depois juntou-se na Megassom. Ele atuou na dobragem até aos anos 2000, mas de forma muito acidental, principalmente com as narrações e as frases.
Entre as narrações dele, os temos no estúdio S&C pela Abril Vídeo, os trailers em VHS das curtas e longas-metragens da Disney, além da narração de várias curtas-metragens, principalmente dos contos de fadas, e do grupo do Mickey, Donald, e Pateta. Ele esteve nessa função até ao ano de 1999, a ter sido uma das últimas narrações dele, o trailer para a VHS da longa-metragem Hércules (1997).
Além das narrações da Disney, ele também foi a voz de narrador de diversos trabalhos em várias dobragens brasileiras, como na GravaSon, na AIC, na BKS, na Megassom e na Álamo.
Ele morreu no dia 16 de Janeiro de 2012, aos 78 anos de idade, de um ataque cardíaco.