Yakky Doodle é um desenho animado americano criado e produzido por William Hanna e Joseph Barbera.
Ele foi inspirado no Quacker, o patinho que apareceu em várias curtas-metragens do Tom e Jerry. O Yakky estreou numa das curtas-metragens do Augie Doggie e Doggie Daddy, que fazia parte num dos segmentos do programa do Pepe Legal e em 1961, ele passou a ter o seu próprio segmento no programa do Zé Colmeia, contando as suas aventuras junto com o buldogue Chopper.
O Yakky Doodle é um patinho antropomórfico (um animal com características humanas) que passa a morar com o amigo, um buldogue chamado Chopper, que ele sempre chama quando encontra-se em algum tipo de perigo ou às vezes vem em socorro do patinho quando sente que algum predador está a querer comer o seu amiguinho. O buldogue Chopper é o melhor amigo do Yakky Doodle e faz tudo para não magoar os sentimentos do patinho, principalmente quando o patinho tenta, com muito esforço, a conseguir voar novamente.
Um dos inimigos principais do patinho é sem dúvida uma raposa chamada Fibber Fox, o proprietário de uma grande dose de inteligência e que vive a planear várias maneiras de apanhar o patinho, mas ele sempre acaba a ser descoberto pelo buldogue Chopper e assim leva uma boa palmada do buldogue. O outro inimigo do patinho é um gato chamado "The Cat", que tem um comportamento semelhante à raposa, sempre a tentar apanhar o pobre patinho, mas sempre acaba a ser descoberto pelo Chopper ou então pela casa onde ele mora. Tem também um vilão secundário, um jacaré chamado Alfy Gator, que tenta apanhar o patinho simplesmente porque o seu guia de gourmet recomenda um pato assado. Ele é um vilão excessivamente detalhista e muitos autores afirmam que ele foi inspirado no grande realizador Alfred Hitchcock, já que ele imita muitos detalhes dele, principalmente da série em que ele é chamado de "Alfred Hitchcock Presents". Há ocasiões também que o Alfy Gator alia-se à Raposa Fibber, para tentar apanhar juntos o patinho.
Um episódio do Yakky Doodle