O Tooncast é um canal de desenhos animados clássicos fundado pela Warner Bros. Entertainment e pela Turner International que também é a programadora do Cartoon Network, do Cartoonito, da TNT, da TNT Séries, do Space, da CNN Brasil, da CNN International, da CNN en Español, do TBS, do TCM, do I.Sat e do TruTV.
O projeto foi anunciado durante a feira da ABTA (Associação Brasileira de TV por Assinatura) em agosto de 2008 através de uma coletiva de reunião. Os executivos da empresa disseram que o canal seria voltado para todas as idades e que mostrasse as produções dos estúdios de animações, tal como Hanna-Barbera, Warner Bros., Cartoon Network, MGM, entre outros, que ficavam a cargo do Boomerang, que modificou a programação.
O Tooncast exibe 24 horas por dia de animação sem intervalos comerciais, pagar aquilo que era anteriormente o conceito do Boomerang. Mas os clássicos não são o único tipo de desenho animado mostrado.
O Tooncast mostra chamadas e vinhetas do Cartoon Network e do Boomerang, durante a sua programação, a substituir apenas o logótipo do Cartoon Network (ou do Boomerang) pelo o logótipo do Tooncast.
Nos meses de abril e junho até ao fim de 2019, foram retirados as produções da Warner Bros. e da Hanna-Barbera, a mostrar somente as séries do Cartoon Network Studios, além da exibição do Pokémon e da Turma da Mónica por conta da obrigação de usar programas brasileiros na sua programação diária. A partir do dia 1º de janeiro de 2020, alguns clássicos da Hanna-Barbera e da Warner Bros. foram repostos no canal, além da estreia de Tom e Jerry, Batman do Futuro e Teen Titans.