sábado, 20 de maio de 2023

Vovó Donalda

 

A Donalda Patus, ou Vovó Donalda (em inglês: Elvira Coot, ou Grandma Duck) é uma personagem que surgiu nas histórias aos quadradinhos da Disney. Esta simpática e bondosa senhora é a avó do Pato Donald, e vive num sítio nos arredores da cidade da Patolândia com o seu sobrinho-neto Gansolino. Ela é trabalhadora e uma ótima cozinheira.

O nome da Vovó Donalda foi mencionado pela primeira vez numa história de 1950.

De acordo com a árvore genealógica da Família Pato, desenvolvida por Carl Barks e mais tarde aperfeiçoada por Don Rosa, a Vovó Donalda é a filha de Cipriano Patus. Ela casou-se com o Tomás Reco, e com ele teve três filhos: Patoso (pai do Donald), Patolfo (pai do Peninha) e Patrícia (mãe do Gastão). Nas histórias aos quadradinhos da Disney produzidas na Europa, a Vovó quase sempre é retratada como a irmã do Tio Patinhas, mas isso não condiz com o que foi estabelecido nas histórias americanas. O seu avô paterno era o Cornélio Patus, o fundador da Patolândia.

A Vovó Donalda fez a sua estreia animada em 1960 no episódio "Wonderful World of Color" no episódio "This is Your Life, Donald Duck", onde ela foi dobrada por June Foray. O episódio retratou a sua grande dificuldade em criar o Donald, um patinho teimoso e mal-humorado desde o momento em que ele nasceu. Ela também fez uma participação especial em "Mickey's Christmas Carol" e ela também pode ser vista rapidamente no episódio "Horse Scents" da série PatoAventuras (DuckTales) (1987).

Gansolino

O Gansolino (em inglês: Gus Goose) é uma personagem dos quadradinhos em forma de ganso antropomorfo criado pela Walt Disney Company. Ele é dorminhoco e comilão, ele sofre por ter que trabalhar no sítio da Vovó Donalda.
Gansolino apareceu pela primeira vez numa tira de quadradinhos publicada nos jornais americanos em maio de 1938. Os desenhos eram de Al Taliaferro. Todas as tiras seguintes foram feitas enquanto o desenho animado de Donald's Cousin Gus estava em produção. Quem criou a visual da personagem para a animação foi o Carl Barks que, na época, era funcionário dos Estúdios da Disney. Essa curta-metragem só estreou nos cinemas dos Estados Unidos em 1939.

The Flagstones

The Flagstones foi lançado pela primeira vez em The Flintstones: The Collector's Edition em cassete VHS em 1994, e fez a sua estreia na televisão no Cartoon Network no dia 7 de maio de 1994 e deu no ar novamente no Boomerang em novembro de 2006. E foi lançado em DVD em 2001 e novamente em 2004.
Isto foi o episódio piloto original de Os Flintstones em 1959, mas nunca foi mostrado com a série original. Na verdade, era um "demo de demonstração" de 90 segundos (com marcas de lápis ainda visíveis no filme), a ser projetado para vender a série a potenciais anunciantes no inverno de 1960, a retratar uma cena do que seria a tornar-se o episódio, "The Swimming Pool".
O Daws Butler fez as vozes de Fred e Barney, a June Foray fez a da Betty (a sua aparência foi um pouco redesenhada para a série actual) e a Jean Vander Pyl foi a da Wilma (a única atriz do episódio piloto a voltar a dar a voz regularmente ao papel na série actual).
O Kenneth Muse foi o animador deste rolete do filme.

O vídeo de The Flagstones

Clarence Nash

Clarence Charles "Ducky" Nash (Watonga, Oklahoma, 7 de dezembro de 1904 - Glendale, Califórnia, 20 de fevereiro de 1985) foi um dobrador norte-americano.
Ele foi o primeiro dobrador a fazer a voz do Gato Tom de Tom e Jerry e por quase cinquenta anos, e fez a voz do Pato Donald, uma das personagens mais conhecidas da Disney. Ele também foi a segunda voz da personagem Grilo Falante (Jiminy Cricket) quando o Cliff Edwards, o seu dobrador original, faleceu.
Ele permaneceu como a única voz do Donald nos Estados Unidos até ele morrer no dia 20 de fevereiro de 1985 aos 80 anos, e logo depois, o Donald passou a ser dobrado nos Estados Unidos por Tony Anselmo, que foi treinado pelo próprio Clarence Nash, quando ele ainda era vivo; embora a voz do Anselmo seja um pouco mais aguda, do que o Donald tinha nos desenhos mais antigos.

domingo, 7 de maio de 2023

Scooby-Doo e o Lobisomem à Força

 

Scooby-Doo e o Lobisomem à Força (no original: Scooby-Doo! and the Reluctant Werewolfé um filme de animação de 1988 feito para a televisão produzido pela Hanna-Barbera para sindicação como parte da série Hanna-Barbera Superstars 10. E isto marcou a última aparição do Scrappy-Doo como o protagonista nos direitos do Scooby-Doo naquele momento; ele não ia aparecer noutra produção do Scooby-Doo novamente até ao filme do Scooby-Doo em imagem-real de 2002. E é também a última aparição da roupa do Shaggy como ele se vestiu na série de Os 13 Fantasmas de Scooby-Doo (The 13 Ghosts of Scooby-Doo) até ao filme de Scooby-Doo e a Perseguição Cibernética (Scooby-Doo and the Cyber Chase) (2001).

Neste filme, o Shaggy transforma-se em lobisomem, e o Scooby, o Scrappy e a namorada do Shaggy ajudam-o a ganhar a corrida.

The Video Collection

The Video Collection foi uma editora responsável pela distribuição de muitas cassetes de vídeo do Thomas no Reino Unido até ao dia 28 de agosto de 1995. O seu catálogo incluía muitos programas infantis como Thomas e os Seus Amigos (Thomas the Tank Engine & Friends), Rosie and Jim, Tots TV, Brum, Magical Adventures of Mumfie, Sooty, Rock 'n' Soul e muitas séries da Hanna-Barbera. Mais tarde, foi conhecido como VCI. Nos Estados Unidos, a Strand Home Video serviu como o equivalente americano, incluindo um logótipo quase igual; e era uma subsidiária da The Video Collection. Depois de sofrer as perdas financeiras em 1995, e passou por uma reformulação e teve o seu nome mudado para VCI. A editora serviu principalmente como uma editora de cassetes de vídeo para programas da ITV.

A primeira cassete a ter este logótipo da The Video Collection (de 1986) no início e no fim do vídeo foi Os Dominadores (She Wore a Yellow Ribbon) (filme de 1949), lançado em vídeo no Reino Unido no dia 28 de abril de 1986.

Os últimos lançamentos em casstes VHS a apresentar este logótipo foram Manchester United: On Video: Volume 3: Number 1 e Children's Preschool Favorites, dois vídeos lançados no dia 28 de agosto de 1995.

Strand Home Video

A Strand Home Video foi uma editora de cassetes de vídeo que distribuiu os lançamentos em VHS de Thomas e os Seus Amigos (Thomas the Tank Engine & Friends) nos Estados Unidos no início dos anos 90. E no início de 1994, a editora foi comprada e transformada em Video Treasures, embora os lançamentos continuavam a usar o logótipo da Strand Home Video, provavelmente porque as cassetes foram editadas e protegidas pelos direitos autorais em 1993. O logótipo da Strand Home Video partilhava a mesma música como o da The Video Collection (de 1986).

Os primeiros onze lançamentos dos vídeos tinham o logótipo da Strand Home Video no início e no final da cassete. Trust Thomas foi o único lançamento da Strand Home Video a ter o logótipo da Strand VCI Entertainment em vez do logótipo da Strand Home Video.

O ecrã de aviso da FBI Warning no fundo roxo foi reutilizado do logótipo da Embassy Home Entertainment de 1983.

Warner Bros. Studio Store

A Warner Bros. Studio Store foi uma série de lojas que vendiam coisas de Looney Tunes, DC Comics e outras mercadorias baseadas em filmes da Warner Bros., com o estilo semelhante à loja The Disney Store. As lojas foram inauguradas em 1991. E em 1996, a proprietária da Warner Bros., a Time Warner, expandiu-se com a Turner Broadcasting, a proprietária da Hanna-Barbera e da biblioteca MGM antes de 1986, e as mercadorias baseadas na Hanna-Barbera e nas outras propriedades da Turner foram adicionadas às linhas de produtos.

Em 2001, todas as lojas da Warner Bros. Studio Stores fecharam, embora alguns locais de propriedades independentes na Austrália continuassem a operar até 2008. E em 2006, a Warner Bros. Consumer Products fez a parceria com a PMW Retail e reabriu as lojas na China. A subsidiária da Hutchison Harbour Ring, a PMW Retail Group Ltd., e foi a proprietária das lojas chinesas de 2006 até 2014.

A primeira loja da Warner Bros. Studio Store foi inaugurada na sexta-feira, dia 20 de setembro de 1991, no Beverly Center em Los Angeles, Califórnia, pela Time Warner. Em janeiro de 2001, a mistura da AOL-Time Warner foi concluída, momento em que o cabo foi posto à venda com planos de fechar se não fosse vendido.

As últimas lojas fecharam no dia 31 de dezembro de 2001.

A Warner Bros. Studio Store é atualmente usado como o nome de várias lojas em parques de diversões do mundo todo, incluindo no parque da Warner Bros. World e na Warner Bros. Studios em Burbank.