A Donalda Patus, ou Vovó Donalda (em inglês: Elvira Coot, ou Grandma Duck) é uma personagem que surgiu nas histórias aos quadradinhos da Disney. Esta simpática e bondosa senhora é a avó do Pato Donald, e vive num sítio nos arredores da cidade da Patolândia com o seu sobrinho-neto Gansolino. Ela é trabalhadora e uma ótima cozinheira.
O nome da Vovó Donalda foi mencionado pela primeira vez numa história de 1950.
De acordo com a árvore genealógica da Família Pato, desenvolvida por Carl Barks e mais tarde aperfeiçoada por Don Rosa, a Vovó Donalda é a filha de Cipriano Patus. Ela casou-se com o Tomás Reco, e com ele teve três filhos: Patoso (pai do Donald), Patolfo (pai do Peninha) e Patrícia (mãe do Gastão). Nas histórias aos quadradinhos da Disney produzidas na Europa, a Vovó quase sempre é retratada como a irmã do Tio Patinhas, mas isso não condiz com o que foi estabelecido nas histórias americanas. O seu avô paterno era o Cornélio Patus, o fundador da Patolândia.
A Vovó Donalda fez a sua estreia animada em 1960 no episódio "Wonderful World of Color" no episódio "This is Your Life, Donald Duck", onde ela foi dobrada por June Foray. O episódio retratou a sua grande dificuldade em criar o Donald, um patinho teimoso e mal-humorado desde o momento em que ele nasceu. Ela também fez uma participação especial em "Mickey's Christmas Carol" e ela também pode ser vista rapidamente no episódio "Horse Scents" da série PatoAventuras (DuckTales) (1987).