terça-feira, 27 de junho de 2023

Super Nintendo Entertainment System

A Super Nintendo Entertainment System (Super NES, SNES ou Super Nintendo) é uma consola de videojogo de 16-bits desenvolvida pela Nintendo que foi lançada em 1990 no Japão, em 1991 nos Estados Unidos, em 1992 na Europa, na Austrália e na América do Sul em 1993. No Japão, o sistema é chamado como a Super Famicom (em japonês: スーパーファミコン, Sūpā Famikon), oficialmente, a adotar o nome curto do seu processador, a Famicom), ou SFC para breve consolas. Na Coreia do Sul, é conhecida como a Super Comboy e foi distribuída pela Hyundai Electronics. Embora cada versão seja essencialmente as mesmas, e várias formas de bloqueio local impedem que as versões diferentes sejam compatíveis entre si.
A Super Nintendo Entertainment System é a segunda consola de videojogos da Nintendo, a substituir a Nintendo Entertainment System (NES). A consola apresentou os gráficos e os recursos de sons avançados em comparação com as outras consolas na época. Além disso, o desenvolvimento de uma variedade de jogos (que foram integrados em placas de circuito) ajudou a mantê-lo competitivo no mercado. Enquanto os brutos gráficos em três dimensões raramente tinham sido vistos antes da consolas domésticas, a utilizar a tecnologia Super FX a começar com o jogo Star Fox em 1993, a SNES foi capaz de apresentar os jogos com os gráficos em três dimensões suaves e mais pormenorizados do que era anteriormente possível. Isso despertou o interesse mais espalhado em gráficos de polígono na indústria, a ajudar a inaugurar os gráficos em três dimensões , como pode ser visto na quinta produção das consolas de videojogos.
Uma versão chamada Super Nintendo Classic Edition foi anunciada no dia 26 de junho de 2017 e lançada no dia 29 de setembro de 2017 na América do Norte e na Europa. A cópia inclui 21 jogos da SNES pré-instalados, incluindo uma cópia inédita da Star Fox 2.
A Super NES foi sucedida pela Nintendo 64 em 1996.

Dois comandos da SNES, uma da versão japonesa
(em cima), e da versão americana (em baixo).

Mega Drive

A Mega Drive (メガドライブ Mega Doraibu?), conhecido como a Sega Genesis na América do Norte, é uma consola de videojogo de 16-bits desenvolvido pela SEGA a ser um sucesso da Master System. A consola foi lançado em 1988 no Japão como Mega Drive e em 1989 na América do Norte como Genesis. No ano de 1990, foi distribuído na Europa pela Virgin Mastertronic, na Nova Zelândia e Austrália pela Ozisoft e pela Tec Toy no Brasil. Na Coreia do Sul, foi distribuído pela Samsung com o nome Super Gam*Boy e depois como Super Aladdin Boy. Na Rússia, foi distribuído pela Forrus. E em Portugal, foi distribuído pela Ecofilmes.
A consola vendeu menos unidades no Japão em comparação aos seus dois outros concorrentes, a Super Famicom e a PC Engine mas ganhou um grande sucesso na América do Norte, no Brasil e na Europa. Devido a um imenso conhecimento da série Sonic the Hedgehog, dos relançamentos das arcadas de jogos para as consolas de mesas, de uma variedade de jogos desportivos ao público juvenil, a Mega Drive teve uma grande escolha entre os consumidores adolescentes e adultos.
A Mega Drive vendeu 30.75 milhões de unidades no mundo todo. Diversos títulos da sua biblioteca foram relançados em forma de colleções ou em serviços online de outras empresas de videojogos. A Mega Drive foi substituído pela Sega Saturn.
As versões da Mega Drive eram numeradas, mas elas não correspondam em todos os mercados. Há três versões principais do sistema: a Mega Drive original é o maior de todos, ela apoia o acessório para rodar os jogos da Master System, da Sega CD, e da 32X. E tem uma saída de um auscultador de ouvido com o controlo de volume. A segunda versão do sistema é menor e não apoia os acessórios de compatibilidade com os da Master System, mas apoia os da Sega CD e os da 32X. A terceira versão foi lançada depois da "era dourada" e foi barata para atingir um mercado mais conhecido.

O comando de seis botões da Mega Drive.

sábado, 10 de junho de 2023

PlayStation (consola)

A PlayStation (プレイステーション Pureisutēshon?, oficialmente abreviado PS, comumente chamado de PlayStation 1 ou PS1) foi a primeira consola de videojogo fabricada pela Sony, lançado no dia 3 de dezembro de 1994 no Japão, no dia 9 de setembro de 1995 nos Estados Unidos, e no dia 29 de setembro de 1995 na Europa.

O desenvolvimento da consola começou depois de uma parceria falhada com a Nintendo de desenvolver um CD-ROM para a sua consola, a Super Nintendo no início dos anos 90. A produção dos jogos para a consola foi projetado para ser simplificado e inclusivo, a trazer o suporte de muitos terceiros fomentadores. Em julho de 2000, uma versão melhorada e mais fina chamada de PS One, foi lançada, a substituir a consola cinzenta original e nomeado apropriadamente para evitar a confusão com o seu sucesso, a PlayStation 2.

A PlayStation apresentou a Sony para a indústria de videojogos. O uso de CDs para o armazém dos jogos na consola foi uma transição de cartuchos utilizados pelas outras empresas de jogos. Desde o seu lançamento até 2006, quando a sua produção de jogos foi interrompida, a PlayStation vendeu mais de 100 milhões de unidades. E ocupou a posição da sexta consola mais vendida no mundo, com mais de cem milhões de unidades vendidas. E foi sucedido pela PlayStation 2, que teve mais de 150 milhões de unidades comercializadas.

A PlayStation tornou-se um acessório que, embora já existente noutras consolas (a NEO-GEO, por exemplo), não havia ganhado vida cheia: o Memory Card. O cartão de memória permitia salvar os dados dos jogos e o progresso de usuário no jogo para continuar o ponto em que o jogo parou.

Mesmo com a chegada de concorrentes mais poderosos como a Nintendo 64, a SEGA Saturn e a Dreamcast, a PlayStation continuava a ser a consola mais vendida e com uma biblioteca extensa de jogos de grande sucesso. O sucesso da marca PlayStation havia ter sido estabelecido.

Nos meados de 2000, a PlayStation foi redesenhada, a ficar menor e com curvas arredondadas. Esse modelo recebeu o nome de PS One, agora na cor branca. Nesse mesmo ano também foi lançado o sucesso da PlayStation 2.

A PlayStation foi abandonado aos poucos e teve a sua produção encerrada em 2006 com a incrível marca de mais de 100 milhões de unidades vendidas no mundo inteiro. E foi a consola mais vendida da quinta produção, a superar a SEGA Saturn e a Nintendo 64.


Memory Card da PlayStation.

O comando original da PlayStation.

O comando DualShock, lançado em 1997.

Gary Owens

O Gary Owens (nascido como Gary Bernard Altman; 10 de maio de 1934 - 12 de fevereiro de 2015) foi um dobrador americano, personalidade de rádio e discotecário. A voz dele era polida de barítono que dava recitações inexpressivas de total absurdo, que ele frequentemente mostrava-se como o locutor no Rowan & Martin's Laugh-InO Owens era igualmente conhecido em tarefas parvas e em diretos e era muitas vezes ouvido na televisão e no rádio, bem como em anúncios.

Ele era mais conhecido, além de ser o locutor em Laugh-In, e por fazer as vozes de super-heróis, como o Space Ghost e do Falcão Azul (em inglês: Blue Falcon) na série animada Dynomutt, Dog Wonder. Ele também interpretou-se como ele própro numa pequena aparição no Space Ghost Coast to Coast em 1998. A primeira atuação de dobragem de desenhos animados que o Gary Owens fez, foi a voz do Roger a Jacto nos desenhos animados de Roger Ramjet. Mais tarde, ele atuou como o locutor na Antenna TV.

Ele casou-se com a Arleta Markell no dia 26 de junho de 1956; eles permaneceram casados por quase sessenta anos até ele falecer em fevereiro de 2015. Juntos, eles tiveram dois filhos, o Scott e o Chris.

Ele morreu no dia 12 de fevereiro de 2015, aos 80 anos de idade, por complicações devido ao diabetes tipo 1, condição com a qual foi diagnosticado pela primeira vez aos oito anos.