Wimpy é uma cadeia de fast food fundado nos Estados Unidos. E teve o sucesso internacionalmente, principalmente no Reino Unido e na África do Sul. Ao longo da sua história, alternou entre o estabelecimento do serviço de mesa e estabelecimento do balcão.
Foi fundado em Bloomington, Indiana, por Edward Gold em 1934 como Wimpy Grills, com a cadeia nos Estados Unidos a atingir o seu ponto com 26 locais em 1947. E em 1954, o Gold assinou uma licença com o J. Lyons and Co. para operar a Wimpy Bar em todo o Reino Unido, com novos acordos internacionais e alguns anos depois através da sua subsidiária, a Wimpy International. E em 1977, havia apenas sete locações de Wimpy nos Estados Unidos, que fecharam depois do falecimento do Gold naquele ano. Apesar do desaparecimento da marca do mercado interno, a cadeia alcançava o ponto de 1.500 localidades internacionais no ano seguinte.
A empresa foi vendida para a United Biscuits em 1977 e depois para a Grand Metropolitan em 1989. A Grand Metropolitan começou a descontinuar a Wimpy Bar no Reino Unido, a rebatizar muitos deles como a Burger King (que também tinha) porque a Burger King tinha o maior reconhecimento da marca entre os consumidores e para ajudar na competição do mercado contra o McDonald's.
A marca da Wimpy foi fundada em 1934 por Edward Gold, quando ele abriu a sua primeira loja em Bloomington, Indiana, pelo nome Wimpy Grills. O nome foi inspirado na personagem do J. Wellington Wimpy dos desenhos animados do Popeye criado por E. C. Segar.