Space Ghost é uma série televisiva animada dos estúdios da Hanna-Barbera, produzida originalmente entre 1966 e 1968, que narrava as aventuras de um super-herói que combatia os vilões espaciais, com a ajuda dos seus parceiros adolescentes, a Jan e o Jace e do seu mascote, o macaco Blip. Foi exibido pela primeira vez nos Estados Unidos no canal CBS, no dia 10 de setembro de 1966, num bloco chamado Space Ghost & Dino Boy, que consistia basicamente na exibição de um episódio do Dino Boy e outro do Space Ghost. A série foi concluída no dia 7 de Setembro de 1968. E em 1981, o Space Ghost voltou com uns novos episódios, dentro de um segmento da série Space Stars, mas, durou apenas um ano, a ser concluído novamente em 1982. O design da série foi feito pelo desenhador Alex Toth.
A personagem Space Ghost foi revivido como uma personagem cómica na série Space Ghost Coast to Coast, que fazia a paródia de programas ao estilo de late-night talk show como os do David Letterman ou os do Jô Soares. A série foi produzida entre 1994 e 2004 pelo Cartoon Network, a ser transmitido no bloco de animação adulta de Adult Swim. E apresentou vários convidados especiais ao longo dos anos, como o músico Beck, o Timothy Leary, os Ramones e o desenhador Matt Groening.
A primeira aparição da personagem nas histórias aos quadradinhos foi na revista Hanna-Barbera Super TV Heroes da Gold Key, publicada no Brasil pela Editora Cruzeiro como Almanaque Super-Heróis da TV, e mais tarde pela Editora Abril. As histórias também foram publicadas na revista Golden Comics Digest, também da Gold Key.
E em 1978, o herói teve as suas histórias publicadas na revista TV Stars, da Marvel Comics, e em 1987, ele ganhou um próprio título pela editora Comico.