segunda-feira, 20 de maio de 2024

Bosko

  

Bosko é uma personagem de desenho animado criado pelos criadores Hugh Harman e Rudolf Ising (ex-funcionários da Disney) em 1929 inspirado no sucesso do Gato Félix e Oswald o Coelho Sortudo. Ele é considerado como a primeira personagem da série de animações dos Looney Tunes originalmente protagonizado na curta-metragem chamada "Bosko, the Talk-Ink Kid" de 1929, ele foi uma personagem muito conhecida na Warner Bros., até que os dois desentenderam-se com o Leon Schlesinger e levaram a personagem para a MGM em 1933 para a série da Happy Harmonies, no entanto não teve a mesma audiência e acabou por ser cancelado em 1938, e não voltou a ter mais animações a partir daquele ano. A personagem é um rapaz humano afro-descendente, com fortes semelhanças a um macaco antropomórfico, na adaptação da MGM ele ganhou traços mais realistas e um visual saloio.

Ele também tem uma namorada chamada Honey, uma rapariga também afro-descendente que veste uma saia, dois saltos-altos e um enorme laço além de ter um cão chamado Bruno.

Bosko e Honey também apareceram na série dos Tiny Toons no episódio Fields of Honey, no entanto como cães antropomórficos.

Todos os desenhos animados do Bosko sujeitos a direitos autorais são da propriedade da Warner Bros., assim como o filme original e elementos desses desenhos animados que estão em domínio público. Os desenhos animados da Warner Bros. estão na propriedade do próprio estúdio, enquanto a Warner também lida com a distribuição para os desenhos animados da MGM, da propriedade de empresa irmã Turner Entertainment, comprada pela Time-Warner em 1996. A Time Warner também comprou os direitos sobre a personagem dele próprio, o que permitiu as suas aparições na década de 1990.

Ver duas curtas-metragens do Bosko
Bosko, the Talk-Ink Kid
(legendado)

Sinkin' in the Bathtub
(legendado)

sexta-feira, 17 de maio de 2024

Foxy (Merrie Melodies)

O Foxy é uma personagem de desenhos animados apresentado nas três primeiras curtas-metragens animadas da série Merrie Melodies, todos foram distribuídos pela Warner Bros. em 1931. E ele foi criado pelo criador Rudolf Ising, que trabalhou para o Walt Disney na década de 1920.

Em 1925, o Hugh Harman desenhou imagens de ratos num retrato do Walt Disney, um lembrante de carinho da Disney pelos roedores que viviam na Laugh-O-Gram Studio no Kansas City, Missouri. O Disney e o Ub Iwerks usavam isto como uma inspiração para criar o Mickey Mouse, a personagem que depois acabou a estabelecer a Disney como uma figura importante em Hollywood, e também a provocar uma onda de "clones" em estúdios concorrentes. O investigador da história Don Markstein, chamou o suguinte Foxy do criador da Warner Bros. o Rudolf Ising de "talvez o principal imitador do Mickey Mouse", reparou que:

"Nunca na animação, antes ou depois, uma personagem pareceu-se muito como o Mickey Mouse. Mas os pequenos pontos que supostamente transformavam as orelhas dele grandes e redondas em orelhas de raposa, raspe o cabelo da cauda dele e eles eram anéis. Faça o mesmo para a namorada dele (sem nome na época), e ela parecia-se exatamente como a Minnie. E eles também agiam como o Mickey e a Minnie faziam na época. E apesar dessa falta de originalidade, o Foxy foi a primeira personagem a originar-se na Warner Bros. (como) opõe-se a ser trazido de fora, como o Bosko)".

O Foxy foi a estrela dos primeiros desenhos animados da Merrie Melodies que o Rudolf Ising realizou para o produtor Leon Schlesinger (o Ising já havia ter ajudado o seu parceiro Hugh Harman a criar a outra série, intitulado Looney Tunes, com a personagem Bosko). A primeira aparição do Foxy no ecrã foi em agosto de 1931 no desenho animado chamado Lady, Play Your Mandolin! E nesta curta-metragem é ambientado no Faroeste e mostra-se o Foxy a desenvolver-se a afeição pela cantora de taverna que torna-se a sua namorada.

O Foxy e a namorada dele sem nome apareceram noutro desenho animado naquele mesmo ano: Smile, Darn Ya, Smile! (no dia 5 de setembro de 1931), um desenho animado musical ambientado num carrinho. O cenário tem algumas semelhanças com Trolley Troubles, um desenho animado do Oswald o Coelho Sortudo, de 1927, para o qual o Harman e o Ising contribuíram. E isto também marcou a primeira vez que o nome do Foxy foi mencionado.

No dia 3 de outubro de 1931, uma terceira curta-metragem chamado: One More Time, foi estreado. E neste desenho animado musical de polícias e ladrões tornou-se a última aparição do Foxy na série da Merrie Melodies e muitos acreditaram que a personagem foi morto na cena do fim, quando um corvo dá um tiro no Foxy nas costas dele depois que ele apanhou com sucesso uns bandidos de rua.

A carreira de filmes do Foxy terminou abruptamente com uma chamada do Walt Disney ao telefone, que pediu ao Rudolf Ising para não usar uma personagem tão visualmente parecido ao Mickey Mouse. E ele foi então substituído pelo Piggy, que apareceu nos dois desenhos animados seguintes da Merrie Melodies.

No final de cada curta-metragem, o Foxy espreitava por trás de um tambor onde lia-se "A MERRIE MELODY", e ele depois caminhava e dizia aos espectadores: "So long, folks!" (que significa: "Adeus, malta!"/ou "Até à vista, malta!"), enquanto ele levanta o braço, o que tornava-se a assinatura para os desenhos animados da Merrie Melodies até ao final de 1934.

Ao deixar a Warner Bros. dois anos depois, o Rudolf Ising assumiu os direitos do Foxy e as outras personagens que ele e/ou o Hugh Harman projetaram (incluindo o Piggy e o Goopy Geer). Embora a Harman-Ising finalmente tenha encontrado um outro distribuidor na Metro-Goldwyn-Mayer, e nenhuma das suas personagens da Warner Bros., além do Bosko, apareceram em mais desenhos animados de cinemas. E todas as três curtas-metragens do Foxy eventualmente entraram para o domínio público.

O Foxy apareceu junto com a namorada dele (batizada como "Roxy") e o esquecido antepassado da Warner Bros. o Goopy Geer em "Two-Tone Town", um episódio da série animada dos Tiny Toons, mostrado no dia 28 de setembro de 1992. E as raposas foram respectivamente dobradas por Rob Paulsen e por Desirée Goyette e foram redesenhados para o episódio. E os três vivem num mundo a preto-e-branco que foi visitado pelas estrelas da série, a Babs Bunny e o Buster Bunny. O Buster e a Babs, a sentirem pena dos veteranos a deixar no esquecimento, decidiram ajudar a trazer o Foxy, a Roxy e o Goopy Geer ao lado do Big Bee (baseado na abelha de You're Too Careless With Your Kisses!) de volta ao centro das atenções. Os esforços dos dois coelhos dão certo, mas resulta com o Buster e a Babs a aparecerem como convidados, e enquanto as personagens que eles ajudaram a tornarem-se as novas sensações da televisão. A aparência do Foxy neste episódio é parecido à sua versão do cinema, exceto que as orelhas em forma de lágrima foram substituídas por outras pontudas para fazê-lo a parecer mais uma raposa e menos como o Mickey. Além disso, os sapatos dele não têm perneiras.

Ver duas curtas-metragens do Foxy

Lady, Play Your Mandolin!
(legendado)

Smile, Darn Ya, Smile!
(legendado)

sexta-feira, 10 de maio de 2024

White Castle (restaurante)

A White Castle é uma cadeia norte-americana de restaurantes de fast food de hambúrgueres com 377 locais em 13 estados, que foi fundado no dia 13 de setembro de 1921, em Wichita, no Kansas, com a sua maior assistência no centro-oeste. A White Castle é normalmente considerado a primeira cadeia de hambúrgueres de fast food do mundo. E é também conhecido pelos seus hambúrgueres pequenos e quadrados chamados de "sliders". Os hambúrgueres inicialmente custavam ser cinco cêntimos até 1929 e ficaram por 10 cêntimos até 1949. Na década de 1940, a White Castle publicou alguns anúncios promocionais em jornais locais que incluiam cupões a oferecer cinco hambúrgueres por dez cêntimos, apenas para viajar.

No dia 14 de janeiro de 2014, a Time classificou o comando deslizante da White Castle como o hambúrguer mais influente de todos os tempos.

O logótipo da White Castle