quarta-feira, 20 de novembro de 2024

The Wabbit Who Came to Supper

The Wabbit Who Came to Supper é um desenho animado da Warner Bros. e da Merrie Melodies de 1942 protagonizados por Bugs Bunny e Elmer Fudd. Foi estreado no dia 28 de março de 1942, e realizado por Friz Freleng.
Este desenho animado é uma das várias curtas-metragens animadas da Warner Bros. antes de agosto de 1948 que entraram para o domínio público porque a United Artists não conseguiu renovar os direitos de autor em 1970.
O título desta curta-metragem animada é uma referência à versão do filme da Warner Brothers de 1942 de comédia da Broadway do George S. Kaufman de 1939 chamado: The Man Who Came to Dinner, no qual um convidado autoritário trata de assumir o comando da vida de uma família numa pequena cidade.
Por estár em domínio público, The Wabbit Who Came to Supper foi apresentado em muitos lançamentos de VHS de baixo orçamento de desenhos animados de domínio público. (O uso de “Angel in Disguise”, que ainda continua a ser protegido pelos direitos de autor, complicou o estatuto de domínio público desta curta-metragem.)
No lançamento do DVD de Looney Tunes Golden Collection: Volume 3 de 2005, The Wabbit Who Came to Supper foi apresentado numa versão restaurada e não editada com uma faixa de comentários fornecidas pelo historiador de animação Jerry Beck e pelas artes-finalistas da Warner Brothers Martha Sigall, uma das cerca de 40 artes-finalistas e de pintores não estão escritos nos créditos que trabalharam nas curtas-metragens dos Looney Tunes.

Ver o desenho animado completo
The Wabbit Who Came to Supper
(em português)

Case of the Missing Hare

Case of the Missing Hare é um desenho animado da Warner Bros. e da Merrie Melodies, realizado por Chuck Jones e protagonizado por Bugs Bunny. A curta-metragem foi estreado no dia 12 de dezembro de 1942.
Isto é um dos poucos desenhos animados em que o Bugs Bunny não diz o seu ditado, "What's up, Doc?", embora ele chama ao mágico de "Doc" no princípio do filme.
Ao contrário das outras curtas-metragens, o Bugs Bunny mora num buraco de uma árvore neste filme, em vez de num buraco no chão.
O mágico neste filme chama-se "Ala Bahma" também apareceria mais tarde no episódio "The Cat Who Knew Too Much" da série As Aventuras de Silvestre e Tweety (em inglês: The Sylvester and Tweety Mysteries) como um cozinheiro e numa pequena aparição de participação especial no filme de Space Jam.
Este desenho animado entrou para o domínio público em 1970 porque a United Artists não conseguiu renovar os seus direitos de autor nesse tempo.

Ver o desenho animado completo
Case of the Missing Hare
(em português)

Wackiki Wabbit

Wackiki Wabbit é um desenho animado da Warner Bros. e da Merrie Melodies de 1943, protagonizado por Bugs Bunny. E foi estreado no dia 3 de julho de 1943 e foi escrito por Tedd Pierce e realizado por Chuck Jones.
O Mel Blanc fez a voz do Bugs Bunny, e os dois náufragos foram dobrados por Michael Maltese e por Tedd Pierce; nenhum nome de dobrador está escrito nos créditos. O Ken Harris está escrito exclusivamente como o animador do desenho animado, mas os outros animadores das personagens que trabalharam no desenho animado foram o Ben Washam e o Robert Cannon. O John McGrew foi o artista de layout, e o cenário do fundo foi pintado por Gene Fleury e por Bernyce Polifka – todos sem ter os nomes nos créditos.
Nas emissões de televisão, na parte em que o Bugs Bunny fala com os náufragos havaianos mostra uma borda azul que aparece nas impressões da versão Turner de 1995 dos Estados Unidos e da Europa, tal como no Cartoon Network.
Este desenho animado está atualmente no domínio público desde 1971, depois que a United Artists não ter conseguido renovar os direitos de autor nesse tempo.
O desenho animado pode ser encontrado restaurado, no DVD de Looney Tunes Golden Collection: Volume 3.

Ver o desenho animado completo
Wackiki Wabbit
(em português)

sábado, 9 de novembro de 2024

Restaurante de fast food

Um restaurante de fast food, também conhecido como restaurante de comida pronta ou restaurante de serviço rápido, é um tipo de restaurante que caracteriza-se por servir apenas fast food (comida rápida em português) e ter um serviço rápido.

É um tipo especial de restaurante que serve pratos da cozinha fast food e tem serviço mínimo de mesa. A comida servida em restaurantes de fast food é normalmente oferecido a partir de um menu limitado, cozinhado a tamanho com antecedência e mantido quente, e depois terminado e embalado na hora e normalmente disponível para levar, embora os lugares podem ser oferecidos. Os restaurantes de fast food normalmente fazem parte de uma postagem de restaurantes que preparam ingredientes dos padrões e/ou alimentos parcialmente preparados e suprimentos para cada restaurante por meio de canais de suprimento controlados. O termo "fast food" foi reconhecido num dicionário por Merriam–Webster em 1951.

Indiscutivelmente, os primeiros restaurantes de fast food tiveram as origens nos Estados Unidos com o White Castle em 1921. Hoje, as cadeias de fast food fundadas nos Estados Unidos, como a McDonald's (est. 1940) e o KFC (est. 1952) são os exemplos de corporações multinacionais com as lojas no mundo todo.

Ronald McDonald

O Ronald McDonald é uma personagem vestido de palhaço, um dos símbolos da área de fast-foods McDonald's. A personagem foi criada dos 5 aos 35 anos, para tornar as pessoas mais felizes. A primeira pessoa a vestir-se de Ronald McDonald foi o Willard Scott.
Segundo o livro The Best of The Fast Food (2001), 96% das crianças americanas são capazes de reconhecer o Ronald McDonald, ele é uma personagem quase tão conhecida a quanto o Pai Natal. O sítio de fast-food McDonald's, tinha o seu merchandising a ser mostrado no programa do palhaço Bozo (interpretado no tempo pelo Willard Scott), no entanto, o sítio da McDonald's criou a sua própria personagem, o Ronald McDonald, e contratou o Willard Scott para interpretá-lo.
Os atores que caracterizaram-se como o Ronald McDonald foram: o Mike Lorrence (1963-1965), o Bev Bergeron (1966–1968), o George Voorhis (1968–1988), o Ray Rayner (1968–1969), o Bob Brandon (1970–1975), o King Moody (1975–1984), o Squire Fridell (1984–1991), o Jack Doepke (1990–1995), o Viv Weekes, o David Hussey, o Bruce Sullivan (1995–2007), o Brad Stuart (2007–2010) e o Paul Willian (2010 - presente).

Ronald McDonald (1963)

O Ronald McDonald, era um palhaço da versão da McDonald's de 1963, interpretado por Willard Scott, que vestia um fato de macacão às riscas amarelo e vermelho, e tinha uma caixa na cabeça, um copo no nariz e um tabuleiro mágico que virava automaticamente hambúrgueres, batatas fritas e batidos.
O primeiro anúncio do Ronald McDonald de 1963 não tinha nenhum aviso dos direitos de copyright, por causa das leis dos direitos autorais no tempo que tornavam o anúncio, e ele, no domínio público.
O design original do Ronald é muito diferente do que a da versão moderna da personagem. Só apenas a versão do anúncio de 1963 é que está no domínio público.
O Ronald McDonald ainda é uma marca registada comercial, por isso não tente enganar as pessoas a pensarem que a McDonald's está envolvida com o seu produto.

Ver o anúncio completo
A primeira aparição do Ronald McDonald em 1963
(na versão original)

Speedee

O Speedee foi a primeira mascote da McDonald's antes do Ronald McDonald ser criado e interpretado por Willard Scott em 1963. Ele também foi o primeiro logótipo da empresa antes do uso do design Golden Arches em 1962. Algumas lojas da McDonald's mais antigas ainda têm uma placa do Speedee na frente (bem como algumas reconstruídas sem atualizar a placa). O Speedee era um homem com um chapéu de cozinheiro em cima de uma cabeça em forma de hambúrguer. Ele foi substituído por Ronald McDonald em 1967 e não apareceu em nenhum anúncio. O Speedee tem algumas peças de merchandising, como a sua figura da Funko POP e o seu boneco do 40º aniversário.

World's Largest Entertainment McDonald's

A World's Largest Entertainment McDonald's, também conhecido como Epic McD, e antigamente conhecido como Mickey D's, é um restaurante da McDonald's que abriu em 1976 na Orlando, em Flórida. O restaurante tem um andar de 1.800 m2 (19.000 pés quadrados), o que fez tornar o maior McDonald's do mundo em pé quadrado. E oferece menus com opções exclusivas do restaurante e que não podem ser procurados noutros lugares. Embora este sítio no Orlando seja a maior do mundo em pé quadrado, e acredita-se que um outro restaurante da McDonald's localizado em Kaohsiung, na Taiwan, e seja mais alto em altura.

Além do padrão do menu da McDonald's, a World's Largest Entertainment McDonald's oferece mais de 50 artigos adicionais, a incluir pizzas no forno, waffles belgas, pratos de massas personalizadas, omeletes e artigos adicionais no menu "Gourmet Bistro", juntamente com um menu expandido de sobremesas como gelados.

A World's Largest Entertainment McDonald's tem três andares e oferece uma PlayPlace de 6,6 metros de altura, mais de 100 jogos de arcadas e uma imagem do Ronald McDonald a acenar com 9 metros de altura na entrada. E foi inicialmente inaugurado em 1976, e o restaurante foi fechado para reforma em 2015 e foi reaberto como um prédio reconstruído em 2016. E o restaurante está aberto 24 horas e apresenta um “cria o teu próprio menu”.

A parte interior da World's Largest Entertainment McDonald's

sábado, 2 de novembro de 2024

Disorder in the Court

Disorder in the Court é um filme curto americano de 1936, realizado por Preston Black. É o 15º filme de um total de 190 séries de filmes curtos dos Três Estarolas produzidas pela Columbia Pictures entre 1934 e 1959.
Os Três Estarolas (Moe, Larry e Curly) são os espetadores principais na sentença por assassinato no qual a acusada do crime é a sua amiga e parceira Gail Tempest (interpretada por Suzanne Kaaren) que trabalha como a dançarina no Café Black Bottom onde eles são compositores de música.
Moe, Larry e Curly foram chamados para prestar declarações mas não estão no recinto. O advogado de defesa (interpretado por Bud Jamison) vai atrás deles e encontra-os a fazerem uma partida de jogo do galo no chão num corredor. Quando chegaram ao recinto, o Curly foi levado até a cadeira dos espetadores, mas não consegue explicar o que aconteceu ao juiz, porque usou uma linguagem cheia de gírias e expressões conhecidas. Então, ele e os dois companheiros sugiram ao tribunal a fazerem uma reconstituição do que viram. O Larry toca o violino, o Moe toca uma harmónica e Curly faz sons com colheres (que depois troca por uma tuba). A Gail tirou a sua saia e ficou com a sua vestida de dançarina, a iniciar o seu número de dança e surpreendeu o julgamento.
Disorder in the Court foi filmado no dia 1 a 6 de abril de 1936.
Uma versão colorizada foi estreada em 2006 como parte da coleção em DVD "Stooges on the Run."
Os pais do Moe, Curly e Shemp Howard, o Sol e a Jenny Horwitz, fazem uma aparição neste filme curto como parte da assistência no tribunal.
Este é a primeira curta-metragem em que o nome do Curly é escrito "C-U-R-L-Y" nas letras do princípio do genérico, a alterar a escrita nos anteriores que era escrito "C-U-R-L-E-Y". A legenda com os nomes dos Estarolas também é alterado, a ler-se da esquerda para a direita, Curly-Larry-Moe, quando nos anteriores era Moe-Larry-Curly. Estas mudanças combinaram com a alteração na figura feminina da Columbia Pictures ("mulher com a tocha"), a trocar os raios de luzes da animação primitiva anterior por uma luz brilhante.
Disorder in the Court é uma das quatro curtas-metragens dos Três Estarolas que estão em domínio público nos Estados Unidos por não terem os direitos renovados nos anos 60 (os outros são Malice in the Palace, Brideless Groom e Sing a Song of Six Pants). Por esse motivo, estas quatro curtas-metragens normalmente estão incluídas em compilações de vídeos (Este é o único com o Curly; os outros três são com o Shemp).

Ver o filme curto completo
Disorder in the Court
(em português)

Malice in the Palace

Malice in the Palace é um filme curto americano de 1949, realizado por Jules White. É o 117º filme de um total de 190 séries de filmes curtos dos Três Estarolas produzidas pela Columbia Pictures entre 1934 e 1959.
Os Três Estarolas (Moe, Larry e Shemp) são empregados do Café Casbah Bah (um restaurante do Médio Oriente) e recebem como clientes os bandidos Hassan Ben Sober (interpretado por Vernon Dent) e Gin-A Rummy (por George J. Lewis). Os dois planem roubar o túmulo do faraó Rootentooten, onde encontra-se um diamante de grande valor, mas o Emir de Schmow (interpretado por Johnny Kascier) chega às escondidas e apanha a jóia. Os bandidos desistem do plano mas os Três Estarolas decidem recuperar o diamante e depois disso pediram uma recompensa ao governo.
Os Três Estarolas chegam ao palácio do Emir, disfarçados de Pai Natal. Depois de tanta confusão e perseguição por um guarda negro gigante com uma imensa espada, os Estarolas recuperam o diamante e fogem do palácio.
De acordo com o The Three Stooges Journal ("Diário dos Três Estarolas"), uma parte do roteiro foi escrito para o Curly Howard. Mas, as cenas dele foram cortadas e o Larry aceitou o papel que era o cozinheiro da cozinha. Se o Curly aparecesse neste filme, isto seria a segunda vez (depois de Hold That Lion!) em que os quatro Estarolas originais estavam juntos num mesmo filme. O Curly não podia trabalhar mais porque a sua saúde piorou e ele morreu em 1952.
Malice in the Palace é uma das quatro curtas-metragens dos Três Estarolas da Columbia Pictures que entraram para o domínio público depois que os seus direitos autorais expiraram na década dos anos 60, os outros três são Sing a Song of Six Pants, Brideless Groom (dois em 1947) e Disorder in the Court (1936). Como tal, estes quatro filmes normalmente aparecem em compilações de VHS e DVDs de orçamento.

Ver o filme curto completo
Malice in the Palace
(em português e a cores)