sábado, 11 de janeiro de 2025

The Skeleton Dance

The Skeleton Dance é uma curta-metragem de animação de 1929, e o primeiro da série da Silly Symphonies, produzido e realizado por Walt Disney e animado por Ub Iwerks. Neste filme, quatro esqueletos humanos dançam e fazem a música ao lado de um cemitério assombrado – um exemplo moderno de "dança macabra" medieval. A dança tornou-se icónica e em 1994, a curta-metragem foi votada como a 18º dos 50 Greatest Cartoons de todos os tempos pelos membros do campo da animação.
É notável por ser o primeiro desenho animado a não utilizar pós-sincronização de som. A animação a partir desta curta-metragem foi depois reutilizada na curta-metragem do Mickey Mouse chamada The Haunted House, no qual o Mickey vai abrigar-se numa casa assombrada, e ele é forçado a tocar a música para os esqueletos dançarinos. O desenho animado foi criado a preto-e-branco no padrão 1.33:1.35 milímetros. E o filme teve um orçamento de 5,386 mil dólares.
Os direitos de autor desta curta-metragem foram renovados em 1957 e, como foi uma obra publicada em 1929, e entrou para o domínio público nos Estados Unidos no dia 1 de janeiro de 2025.
Em 1937, a Columbia Pictures lançou uma curta-metragem chamada Skeleton Frolic da Color Rhapsody, um remake a cores de The Skeleton Dance, também escrito e realizado por Ub Iwerks.
Em março de 1931, a The New York Times noticiou que o filme tinha sido banido na Dinamarca por ser "muito demasiado macabro".
The Skeleton Dance aparece no videojogo de 2012 chamado Epic Mickey 2: The Power of Two como uma curta-metragem desbloqueável.

Ver o desenho animado completo
The Skeleton Dance

Sem comentários: