sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Pateta

Pateta (em inglês, Goofy) é uma personagem de animação dos Estúdios da Walt Disney criado em 1932. Ele é um cão antropomórfico de raça Bloodhound de aparência magro, fino, alto, e desastrado. Ele é conhecido pelo público pelo seu jeito de atrapalhado, engraçado e simpático e pelo chapéu dele. O nome dele seria um apelido, porque nas curtas-metragens dos anos 50 e 60 ele era chamado de "George Geef" ou "G. G. Geef". As fontes atuais como a série animada de A Trupe do Pateta dão o nome dele completo como Pateta Pateta.

O Pateta tem um filho, Max, e o alter-ego de super-herói dele como Superpateta (paródia de Super-Homem) e como Jaime Scond (paródia de James Bond). Ele é o amigo próximo do Mickey Mouse e do Pato Donald, duas personagens mais características do universo da Disney.

A estreia da personagem foi nos desenhos animados: ele começou em "Mickey's Revue" de 1932 como Dippy Dawg; e depois passou a ser retratado como uma personagem mais jovem em produções posteriores como na curta-metragem "The Whoopee Party". Ele ganhou produções dedicadas a partir de 1939. Duas curtas-metragens dele foram nomeneadas ao Oscar: How to Play Football de 1944 e Aquamania de 1961.

Enquanto Dippy Dawg, a personagem atuou sempre como um apoio. Em 1934, mas, ao aparecer em "Orphan's Benefit", ele fixa a sua imagem como a personagem oficial do primeiro passo da turma do Mickey e muda o seu nome para Goofy. Em contudo, foi apenas no dia 17 de março de 1939 que o Pateta conseguiu ter o seu primeiro trabalho dele próprio. É a animação "Goofy and Wilbur", realizado por Dick Huemer. A história mostrava o Pateta e o seu animal de estimação Wilbur, um gafanhoto, num dia de pesca.

Depois do desenho animado de "Aquamania" de 1961, o Pateta "reformou-se", e só apareceu numa cena no filme Quem Tramou Roger Rabbit? de 1988. Nos anos 90, o Pateta conseguiu ter a sua própria série televisiva chamada "A Trupe do Pateta". Na série, ele vive com o seu filho Max e com o seu gato, além do vizinho e amigo Bafo de Onça. O sucesso levou aos filmes "Pateta - O Filme" de 1995 e "Radicalmente Pateta" de 2000, além de ter um jogo para a Super NES.

Ele também apareceu no programa infantil para a televisão "A Casa do Mickey Mouse". Recentemente, o Pateta tornou-se um dos protagonistas da série de vídeo jogos da Kingdom Hearts.

Sem comentários: