domingo, 23 de outubro de 2022

Associated Artists Productions

 
Associated Artists Productions, Inc. (a.a.p.) foi uma distribuidora de filmes de longas-metragens e curtas-metragens para a televisão. Por meio de aquisições, os ativos da Associated Artists Productions foram comprados pela United Artists, com a biblioteca dele finalmente passando para a Metro-Goldwyn-Mayer em 1981, depois da compra da United Artists e da Turner Entertainment Co., e da compra dos ativos anteriores a 1986 da Metro-Goldwyn-Mayer e ativos selecionados da United Artists. A Turner Entertainment agora faz parte da Warner Bros. Discovery. Apesar de ser uma empresa de curta duração, a Associated Artists Productions viveu a ser mais conhecido como a proprietária dos direitos do Popeye e da série de curtas-metragens dos Looney Tunes e da Merrie Melodies antes de 1948 da Paramount Pictures e da Warner Bros. respectivamente, como os seus logótipos e as marcas registradas estavam presentes no início de cada impressão Eastmancolor de 16mm de curta-metragem distribuída para a televisão na década de 1960.
a.a.p. também comprou os desenhos animados do Popeye da Paramount Pictures, que foram produzidos pela Fleischer Studios e Famous Studios, em junho de 1956. Esta compra e o pacote dos desenhos animados da Warner Bros. combinados deram o a.a.p. uma biblioteca com mais de 568 curtas-metragens de desenhos animados, que seriam a referência da televisão infantil por muitos anos.
A biblioteca dos desenhos animados incluía todas as cores de curtas-metragens dos Looney Tunes e da Merrie Melodies lançadas antes do dia 1 de agosto de 1948, e todas as Merrie Melodies produzidas pela Harman-Ising Productions de 1931 até 1933, exceto Lady, Play Your Mandolin! de 1931. O restante da Merrie Melodies a preto e branco feito de 1933 até 1934 e os Looney Tunes a preto e branco não foram incluídos na biblioteca. O ex-realizador dos desenhos animados da Warner, o Bob Clampett, foi contratado para classificar a biblioteca dos desenhos animados da Warner.
Em 1995, o Turner começou a retirar os logótipos da a.a.p. de muitos filmes (embora esse processo tenha começado antes, tanto pela UA quanto pelas estações de televisão locais). Com os logótipos da a.a.p. terem sido retirados, o Turner também começou a criar a versão de "dubbed versions" naquele mesmo ano, que estão disponíveis nos formatos americanos e europeus e a maioria tinha cartões finais alterados e as bordas coloridas nos títulos de abertura dos genéricos para a impressão dado, que eles guardaram, para os desenhos animados da Warner Bros. Essas cópias de "dubbed" tentaram fazer o material parecer o melhor com quaisquer impressões a que tivessem acesso, embora algumas acabassem a ficar piores. Cento e vinte e três desenhos animados da Warner Bros. comprados pela a.a.p. foram restaurados dos seus negativos originais para inclusão na série de seis caixas de DVDs de Looney Tunes Golden Collection da Warner Home Video. Vários outros desenhos animados da Warner Bros. anteriormente pertencentes à a.a.p. foram restaurados para outros lançamentos de DVD dos Looney Tunes desde 2010. Os desenhos animados do Popeye a preto e branco (e os três especiais a cor) também foram restaurados dos seus negativos originais para uma série de três conjuntos de DVDs de Popeye the Sailor.

Sem comentários: