domingo, 1 de janeiro de 2023

Luigi's Mansion


Luigi's Mansion (ルイージマンション Ruīji Manshon?) é um videojogo de ação-aventura publicado pela Nintendo para a Nintendo GameCube, a ser um título de lançamento e o primeiro jogo dos direitos do Super Mario a ser lançado para a consola. E foi lançado em 2001 no Japão e na América do Norte e em 2002 nas regiões europeias e no Brasil. E é o segundo jogo dos direitos do Super Mario que tem o Luigi como a personagem principal em vez de Mario, a ser o primeiro que foi Mario is Missing!. Neste jogo em diante, o Luigi tem o mesmo comportamento que ele teve nos desenhos animados da DIC.

Luigi's Mansion foi relativamente bem recebido pelos críticos, apesar de ser criticado pela sua curta duração. O jogo vendeu mais de 2,5 milhões de cópias e é o quinto jogo da GameCube mais vendido nos Estados Unidos. E foi um dos primeiros jogos a ser relançado como um título de Player's Choice na consola. E em 2013, foi lançada uma sequência para a Nintendo 3DS, chamada Luigi's Mansion: Dark Moon. E em março de 2018 foi anunciado via Nintendo Direct um remake de Luigi's Mansion para a Nintendo 3DS a ser lançado no mesmo ano.

O jogo tem um lugar numa grande e escura mansão situada nos arredores de uma floresta chamada Bosque Boo. A mansão é assombrada por vários fantasmas, a incluir o Boo, e está a ser investigada pelo Professor E. Gadd, que vive num pequeno laboratório em frente à construção. E é composto por cinco pisos, a incluir uma cave e um telhado.

No jogo, o Professor E. Gadd equipa o Luigi com dois dos seus inventos: o Poltergust 3000 e o Game Boy Horror, que se parece ao modelo do Game Boy Color. O Poltergust 3000 é um aspirador de pó projetado para apanhar os fantasmas e recolher os tesouros. Para apanhar os fantasmas, o Luigi deve primeiro acender a sua lanterna para chocá-los. Isto mostra o coração do fantasma, a dar ao Luigi a oportunidade para aspirá-lo, e reduzir constantemente os pontos de vida dos fantasmas a zero, em que eles são apanhados. Os fantasmas comuns permanecem no Poltergust 3000, apesar dos mais avançados, chamados de Fantasmas de Pinturas, a serem extraídos e emoldurados depois de um processo ao final de cada uma das quatro áreas do jogo. Quando estes quadros são feitos, eles são postos na galeria no laboratório do Professor E. Gadd. No passar do jogo, o Luigi encontra três medalhões que lhe permitem aspirar fogo, água ou gelo do Poltergust 3000. Estes elementos são necessários para apanhar certos fantasmas.

O Game Boy Horror permite o Luigi a examinar itens da mansão, a descobrir a presença de um Boo numa sala e indica a sua chegada. Ele também tem um mapa da mansão e que permite a ter comunicações entre ele e o Professor E. Gadd. Por toda a mansão, há salas escuras a terem fantasmas, e quando o Luigi limpa uma sala, as luzes acendem-se e um baú normalmente aparece. Esses baús podem ter uma chave, tesouros ou um dos três medalhões elementais. E sempre que uma chave é encontrada, o Game Boy Horror indica automaticamente qual porta foi desbloqueada.

Uma vez que o Rei Boo, o último chefe nível do jogo, é o perdedor, e é dado ao jogador uma classificação com a base na quantidade de tesouro que o Luigi ganhou. Uma segunda versão da mansão, chamada "Mansão Escondida" torna-se jogável, com duas diferenças no jogo: os fantasmas causam o dobro de estrago para o Luigi, e o Poltergust 3000 é 1.5 vezes mais poderoso. Na versão europeia, a Mansão Escondida é inteiramente virada ao espelho, e os chefes níveis tem ataques diferentes e mexem-se mais rápido, e há mais fantasmas nas salas.

Sem comentários: