domingo, 14 de abril de 2024

Coronel Sanders

Coronel Harland David Sanders (9 de setembro de 1890 — 16 de dezembro de 1980) foi um empresário americano, mais conhecido por fundar o sítio de restaurantes de fast-food de frangos chamado Kentucky Fried Chicken (também conhecido como KFC) e mais tarde a atuar como o embaixador da marca da empresa e o símbolo. O seu nome e a sua imagem ainda são os símbolos da empresa.
O Sanders teve vários empregos na sua infância, como o foguista de locomotivas a vapor, um vendedor de seguros e um atendente de bomba de gasolina. Ele começou a vender frango frito no seu restaurante na beira da estrada em North Corbin, Kentucky, durante a Grande Depressão. E durante esse tempo, o Sanders desenvolveu a sua "receita secreta" e o sua maneira patenteada de cozinhar frango numa fritadeira de pressão. O Sanders reconheceu o potencial do conceito dos direitos do restaurante e o primeira direito da KFC foi aberto em South Salt Lake, Utah, em 1952. Quando o seu restaurante original fechou, ele dedicou-se em tempo integral a iníciar o seu frango frito em todo o país.
O rápido aumento da empresa nos Estados Unidos e no exterior tornou-se muito pesado para o Sanders. E em 1964, quando ele tinha 73 anos de idade, ele vendeu a empresa para um grupo de investidores liderado por John Y. Brown Jr. e Jack C. Massey por dois milhões de dólares (18,9 milhões de dólares em 2023). No entanto, ele manteve o comando das operações no Canadá e tornou-se um embaixador assalariado da marca Kentucky Fried Chicken. E nos seus últimos anos, ele tornou-se muito crítico em relação à comida servida pelos restaurantes da KFC, e ele acreditou que eles haviam ter cortado os custos e ter permitido o estrago da qualidade.
O Sanders foi diagnosticado com leucemia aguda em junho de 1980. Ele morreu de pneumonia no Hospital Judeu de Louisville seis meses depois, no dia 16 de dezembro, aos 90 anos de idade. O Sanders permaneceu ativo até um mês antes dele morrer, a aparecer no seu fato branco para o público. O corpo dele foi mostrado na rotunda do Capitólio do Estado de Kentucky em Frankfort depois de um funeral na Capela do Seminário Teológico Batista do Sul, que contou com a presença de mais de quinhentas pessoas. O corpo dele também seria mostrado num caixão aberto durante um serviço memorial realizado na matriz da KFC em Louisville; De mil a mil e duzentas pessoas compareceriam a este serviço. O Sanders foi enterrado no seu característico fato branco e gravata preta no Cemitério Cave Hill, em Louisville.
E a mulher dele, a Claudia, morreu no dia 31 de dezembro de 1996, aos 94 anos.
No tempo da morte do Sanders, havia por volta de seis mil lojas da KFC em 48 países no mundo inteiro, com dois bilhões de dólares em vendas anuais.

Coronel Sanders a dar um autógrafo para um fã em 1974.

Sem comentários: