quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

Gopher Goofy (1942)

Gopher Goofy é uma curta-metragem animada dos Looney Tunes a preto-e-branco de 1942, realizada por Norman McCabe.
Neste desenho animado, um proprietário está a aproveitar o seu belo relvado e jardim quando é invadido por dois esquilos com sotaque de Brooklyn. O dono da casa ataca-os, mas os esquilos enganam-o em todas as situações: desviam-se da sua enxada e espingarda. Ele põe gás neles com hélio, e eles flutuam para longe, a fazerem com que um corvo deite a sua garrafa fora. Os esquilos insuflados batem numa árvore e caem para o chão. E o jardineiro pesca os esquilos debaixo do chapéu; e substituem-no por um tomate, e ele depois chora, a pensar que matou um esquilo. De seguida, ele experimenta a mangueira do jardim; e os esquilos detenham o fluxo até que haja uma grande explosão de água, que encaminham de volta para o dono da casa. E ele cai no chão e começa a enterrar-se, e emergir na sua fonte.
O enredo deste desenho animado foi planeado para ser refeito por Bob Clampett, mas foi terminado por Arthur Davis cinco anos depois como "The Goofy Gophers" em 1947.
Este desenho animado entrou para o domínio público em 1970 porque a Warner Bros. não conseguiu renovar os direitos de autor a tempo.

O cartão de lobby do desenho animado

sábado, 11 de janeiro de 2025

The Skeleton Dance

The Skeleton Dance é uma curta-metragem de animação de 1929, e o primeiro da série da Silly Symphonies, produzido e realizado por Walt Disney e animado por Ub Iwerks. Neste filme, quatro esqueletos humanos dançam e fazem a música ao lado de um cemitério assombrado – um exemplo moderno de "dança macabra" medieval. A dança tornou-se icónica e em 1994, a curta-metragem foi votada como a 18º dos 50 Greatest Cartoons de todos os tempos pelos membros do campo da animação.
É notável por ser o primeiro desenho animado a não utilizar pós-sincronização de som. A animação a partir desta curta-metragem foi depois reutilizada na curta-metragem do Mickey Mouse chamada The Haunted House, no qual o Mickey vai abrigar-se numa casa assombrada, e ele é forçado a tocar a música para os esqueletos dançarinos. O desenho animado foi criado a preto-e-branco no padrão 1.33:1.35 milímetros. E o filme teve um orçamento de 5,386 mil dólares.
Os direitos de autor desta curta-metragem foram renovados em 1957 e, como foi uma obra publicada em 1929, e entrou para o domínio público nos Estados Unidos no dia 1 de janeiro de 2025.
Em 1937, a Columbia Pictures lançou uma curta-metragem chamada Skeleton Frolic da Color Rhapsody, um remake a cores de The Skeleton Dance, também escrito e realizado por Ub Iwerks.
Em março de 1931, a The New York Times noticiou que o filme tinha sido banido na Dinamarca por ser "muito demasiado macabro".
The Skeleton Dance aparece no videojogo de 2012 chamado Epic Mickey 2: The Power of Two como uma curta-metragem desbloqueável.

Ver o desenho animado completo
The Skeleton Dance