segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Hanna-Barbera

Hanna-Barbera Productions, Inc. (simplesmente conhecida como Hanna-Barbera, depois era chamado como H-B Production Co. e atualmente Hanna-Barbera Cartoons) foi um estúdio de desenhos animados criado pela dupla de desenhadores americanos William Hanna e Joseph Barbera, cujas propriedades agora pertencem à Time Warner. Foi uma das maiores produtoras de desenhos animados do mundo, estando situada em Los Angeles, no estado da Califórnia.
Eles conheceram-se em 1937 e começaram a trabalhar juntos no estúdio de animação da Metro-Goldwyn-Mayer em 1939. Nos anos 40, enviaram os seus desenhos para a Walt Disney, que prometeu viajar até Nova Iorque na semana seguinte para contratá-los. Mas nunca apareceu.
O primeiro projeto de animação criado e desenvolvido pelos dois foi o desenho animado chamado "Puss Gets the Boot" de 1940, que iniciou o prémio e a popular série do Tom e Jerry. E em 1957 foi fundado o estúdio da Hanna-Barbera.
Com a popularização da televisão, William Hanna e Joseph Barbera passaram a desenvolver novos trabalhos e personagens para a essa mídia a partir de 1957. O seu primeiro sucesso foi a série de Ruff e Reddy, seguido dos famosos Huckleberry Hound, Pixie e Dixie e Sr. Jinks, Zé Colmeia, Pepe Legal, Augie Doggie e Doggie Daddy, Snooper e Blabber e Loopy De Loop, este era o último feito para a exibição no cinema. Depois seria as séries de horário nobre: Os Flintstones, Top Cat, Os Jetsons, Jonny Quest, dentre outros. No final dos anos 60 surgiria outro sucesso: Scooby-Doo.
Os estúdios da Hanna-Barbera foram, nos anos 90 comprados pela Turner Enterprises, conglomerado de comunicação do empresário Ted Turner, que inclui os canais da televisão pela assinatura CNN, TNT e Cartoon Network, e o nome da Hanna-Barbera hoje é usado apenas nas produções anteriores à compra. As produções posteriores passaram a receber a marcação "Cartoon Network Studios". As únicas exceções foram O Laboratório do Dexter, Johnny Bravo, Cow e Chicken, Eu Sou o Weasel e As Powerpuff Girls, que utilizaram o logótipo da Hanna-Barbera até 1998, antes de adotar a sua marcação definitivo.
Quando William Hanna morreu no dia 22 de março de 2001, com 90 anos, o estúdio da Hanna-Barbera foi comprado pela Warner Bros., e transformado no Cartoon Network Studios.
No dia 18 de dezembro de 2006, o Joseph Barbera morreu com 95 anos, por causas naturais.

Sem comentários: