quarta-feira, 28 de julho de 2021

George O'Hanlon

 

O George Samuel O'Hanlon (Brooklyn, 23 de novembro de 1912 - Los Angeles, 11 de fevereiro de 1989) foi um ator, comediante, escritor, dobrador e realizador americano. Ele era mais conhecido pelo seu papel como Joe McDoakes na longa-metragem Joe McDoakes em imagem-real da Warner Bros. de 1942 até 1956 e como a voz de George Jetson na série de televisão animada da Hanna-Barbera, no horário nobre de 1962, Os Jetsons e do relançamento de 1985.

O George O'Hanlon nasceu no dia 23 de novembro de 1912 em Brooklyn, Nova Iorque.

Desde o início da década de 1940, o George O'Hanlon foi um comediante de personagens de longas-metragens, normalmente a interpretar o amigo cínico de herói nas ruas. Ele apareceu em vários estúdios enquanto continuava o papel de Joe McDoakes na Warner Bros. Depois que a série de McDoakes terminou em 1956, o O'Hanlon voltou ao trabalho de personagens, principalmente na televisão (duas raras aparições no cinema depois do McDoakes estão em Bop Girl Goes Calypso e Kronos, ambos de 1957).

Em 1962-63, ele fez a voz das suas personagens mais importantes, o George Jetson, na série animada Os Jetsons, um papel que ele voltasse a repetir 20 anos depois em três filmes.

Ele também fez o teste para o papel de Fred Flintstone, mas perdeu para o Alan Reed; no entanto, ele lembrou-se quando chegou a hora de lançar os Jetsons. Ele uma vez disse: "George Jetson é um homem comum, ele tem os problemas com o seu chefe, ele tem os problemas com os seus filhos e assim por diante. A única diferença é que ele vive no século seguinte".

No dia 11 de fevereiro de 1989, logo depois da gravação do diálogo para Jetsons: O Filme, o George O'Hanlon reclamou da dor de cabeça e foi levado ao Hospital Saint Joseph em Burbank, Califórnia, onde ele morreu de um segundo AVC aos 76 anos. De acordo com a Andrea Romano, que era a realizadora do elenco da Hanna-Barbera na época, o O'Hanlon achou que era difícil ler e ouvir e, no final, ele morreu a fazer o que ele adorava. O filme foi dedicado a ele, juntamente com o Mel Blanc, o co-protagonista dos Jetsons, que ele morreu quase cinco meses depois. Os dois foram substituídos pelo Jeff Bergman para terminar o filme.

Sem comentários: