sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Pica-Pau (personagem)

 

O Pica-Pau (no original de inglês, Woody Woodpeckeré o nome de uma personagem de desenhos animados do mesmo nome, um pica-pau com corpo e características humanas, que foi a estrela em várias curtas-metragens de animações produzidas pelo estúdio da Walter Lantz e distribuídas pela Universal Pictures. Enquanto ele não seja o primeiro das personagens "malucas" que tornaram-se conhecidos nos anos 40, o Pica-Pau é considerado uma das personagens mais notáveis do género.

O Pica-Pau foi criado em 1940 por Walter Lantz e o desenhador de histórias Ben Hardaway. Nos seus primeiros desenhos animados, o Pica-Pau apareceu como um pássaro maluco, com uma aparência grotesca, que surgiu na esteira de sucesso do Bugs Bunny e Daffy Duck da Warner Bros. No entanto, ao longo dos anos, ele sofreu diversas mudanças no seu visual, a ganhar traços mais simpáticos, uma aparência mais refinada e um temperamento mais calmo. Nos Estados Unidos, o Pica-Pau foi inicialmente dobrado por Mel Blanc, que também fazia as vozes de todas as personagens do sexo masculino das séries dos Looney Tunes e da Merrie Melodies. Como dobrador do Pica-Pau, Blanc foi substituído por Ben Hardaway, um dos criadores do desenho animado, e depois pela Grace Stafford, a esposa do Walter Lantz.

Os desenhos animados do Pica-Pau foram transmitidos na televisão pela primeira vez em 1957, no programa The Woody Woodpecker Show, que mostrava as novas cenas do Pica-Pau a reagir com as filmagens em imagem-real do Walter Lantz, como se uma pessoa e um desenho animado estivessem a apresentar o programa juntos.

O Walter Lantz produziu as curtas-metragens do Pica-Pau até 1972, quando ele finalmente fechou o seu estúdio nesse ano. A partir daí, a personagem só voltou a reaparecer em 1999, no programa The New Woody Woodpecker Show, produzido pela Universal Animation Studios de 1999 até 2002. O Pica-Pau é uma das poucas personagens de desenho animado que tem uma estrela no Passeio da Fama. Ele também fez uma pequena aparição junto com as outras personagens famosas no filme Quem Tramou Roger Rabbit?, de 1988.

Assim como o Mickey Mouse da The Walt Disney Company e o Bugs Bunny da Warner Bros., o Pica-Pau é a mascote da Universal Studios. Os amigos dele também são os ícones dos parques de diversões da Universal Studios no mundo todo, assim como no PortAventura Park no PortAventura World, Salou, Catalunha (eles foram originalmente trazidos para o parque pela Universal Studios e permanecem lá hoje apesar da Universal não ter mais a participação financeira no parque). A última aparição do Pica-Pau foi num filme de imagem-real e de animação CGI, que foi estreado no Brasil no dia 5 de outubro de 2017 e recebeu muitas críticas negativas. O filme foi depois distribuído em DVD nos Estados Unidos no dia 6 de fevereiro de 2018.

Um episódio do Pica-Pau
"Esqui Para Dois"

Sem comentários: