sábado, 11 de dezembro de 2021

A Espada Era a Lei

 

A Espada Era a Lei (em inglês: The Sword in the Stone) é a 18º longa-metragem da Walt Disney. O filme estreou no dia 25 de dezembro de 1963 nos Estados Unidos.

O filme é baseado no livro The Sword in the Stone de TH White, cuja a primeira edição foi publicada em 1938 como um único livro. Pusteriormente o livro foi reeditado em 1958 como o primeiro livro da tetralogia The Once and Future King.

A história foi adaptada por Bill Peet e realizada por Wolfgang Reitherman. Foi o primeiro filme da Disney com canções dos irmãos Sherman.

Com a morte do Rei de Inglaterra, o país mergulhou numa profunda tristeza, porque o rei não tinha herdeiros.

Foi colocada uma bela espada numa rocha e quem conseguisse tirar a espada tornava-se Rei de Inglaterra. Muitos tentaram mas sem sucesso.

Ao mesmo tempo, um jovem órfão chamado Artur, servia num velho castelo. O rapaz tinha sido adoptado por Sir Heitor. Um dia, durante uma caçada, Artur perde-se na floresta e entra por acaso na cabana de Merlin, um mago muito inteligente. Ao ver o Artur, Merlin sente que o menino tem um futuro brilhante pela frente, e decide educa-lo com ajuda da sua fiel coruja, Arquimedes.

Merlin auxilia-se da sua magia para ensinar algumas lições e valores morais ao Artur. O rapaz torna-se por momentos num peixe, num esquilo e até num pássaro. Durante uma lição como pássaro, Artur entra sem querer na casa da Madame Min, uma feiticera inimiga de Merlin. Esta tenta matar o Merlin e o Artur. Mas o Melin segue o seu lema, "usar a cabeça em vez dos músculos", e consegue derrotar a Min.

Entretanto o Sir Kay, o filho do Sir Ector, vai participar num torneio de cavaleiros em Londres e o Artur vai ser o seu escudeiro. O rapaz esqueceu-se da espada do Kay e tenta tirar a espada sagrada da rocha. Para espanto de todos, o Artur tira a espada e torna-se o Rei de Inglaterra.

O trailer de A Espada Era a Lei

Sem comentários: