quarta-feira, 2 de março de 2022

Charlie Chaplin

 

O Charles Spencer Chaplin (Walworth, distrito de Londres, 16 de abril de 1889 — Corsier-sur-Vevey, 25 de dezembro de 1977) foi um ator, realizador, produtor, humorista, empresário, escritor, comediante, dançarino, roteirista e músico britânico. Chaplin foi um dos atores da era do cinema mudo, notabilizado pelo uso de mímica e das comédias de palhaçadas.

A sua principal e mais famosa personagem foi o The Tramp, conhecido como Charlot em Portugal e igualmente conhecido como Charlot Vagabundo. Consiste num andarilho pobre que tem todas as maneiras refinadas e a dignidade de um cavalheiro, a usar um fraque preto esgarçado, calças e sapatos desgastados e mais largos que o seu número, um chapéu de coco, uma bengala de bambu e a sua marca pessoal, um pequeno bigode-de-broxa.

No filme Uma Vida de Cão (1918), o vagabundo Charlot salva a vida do Scraps, um cão que está a ser atacado por outros cães. Com o Scraps escondido dentro das suas calças, o vagabundo entra num salão de baile, onde uma cantora é explorada pelo proprietário do estabelecimento. Quando os ladrões roubam a carteira de um milionário bêbado, o Charlot tem a oportunidade de mudar de vida. Neste filme, também apareceu o meio-irmão mais velho do Charlot, o Sydney Chaplin. E nesse filme, ele fez o papel de cozinheiro de um vagão de almoço. E naquela cena mostrava o Charlot a tentar roubar a comida às escondidas do vagão enquanto o cozinheiro não olhava para ele.

A saúde do Charlie Chaplin começou a abaixar lentamente no final da década dos anos 60, depois da conclusão do filme A Countess from Hong Kong, e mais rapidamente depois de receber o seu Óscar Honorário em 1972. E por volta de 1977, ele já tinha dificuldade para falar, e começou a usar uma cadeira de rodas. O Chaplin morreu durante o sono, aos 88 anos de idade em conclusão de um AVC cerebral, no Dia de Natal de 1977 em Corsier-sur-Vevey, Vaud, Suíça, ele fez-se um pequeno funeral anglicano privativo dois dias depois, como era dos seus desejos, e foi enterrado no cemitério comunal.

Um excerto do filme do Charlie Chaplin Uma Vida de Cão
Charlot a comer às escondidas no vagão

Sem comentários: