sábado, 10 de setembro de 2022

Peninha

 

Peninha é uma personagem do Universo da Disney cujo seu nome original é Fethry Duck. Criado por artistas americanos, Dick Kinney e Al Hubbard, a primeira aventura publicada, porém, foi na Itália, país em que é chamado de Paperoga, numa referência à ioga e que era uma das características iniciais da personagem, inspirado na cultura beat, com o cabelo grande e desalinhado escondido por uma touca. Nas aventuras do Peninha em que ele não aparece como jornalista ou funcionário de alguma empresa do Tio Patinhas, ou tenta algum emprego para o qual normalmente é inepto como também fazia o seu primo Donald, foram exploradas como sátira esses temas das novidades ou alternativas comportamentais tais como dietas, ecologia e vida na natureza sobre o que ele lia num livro (normalmente manual) e imediatamente tentava aplicar nos seus parentes, no gato do Donald (o Ronrom) e mais tarde no lavrador Urtigão, sempre com resultados cómicos e desastrosos. Tornou-se uma personagem bastante conhecido na Europa e na América do Sul, onde produziram-se muitas das suas aventuras. Desde o início, as aventuras americanas do Peninha destinaram-se ao mercado externo e não ao mercado interno.

O Peninha já foi de tudo um pouco, vendedor, bombeiro, salva-vidas, mas na maioria das vezes é retratado como jornalista, do jornal de A Patada, da propriedade do Tio Patinhas. Ele trabalha no jornal junto com o seu primo Donald. Também é o tutor do Biquinho, o seu sobrinho.

O primeiro número da primeira revista mensal portuguesa da Walt Disney, chamada Mickey foi lançada em abril de 1980, pela Editora Abril, e contava com uma história no qual participava, ao lado de Donald, Tio Patinhas e Urtigão: Adivinhe quem vem jantar (Dunkin Kinds Ate Here), da autoria de Dick Kinney e Tony Strobl, publicada originalmente em 1969 e a ser uma das muitas histórias produzidas nos Estados Unidos destinadas a países estrangeiros.

No Brasil foram criados o super-herói Morcego Vermelho (sátira ao Batman), os alter-egos Pena Kid, Pena das Selvas (sátira ao Tarzan) e outros mais, além do seu sobrinho Biquinho, e da sua namorada hippie Glória.

Em Agosto de 1977, a Editora Abril resolveu distribuir um presente diferente nas suas revistas, as moedas comemorativas com as personagens da Disney. Eram sete moedas no total e uma das personagens retratadas eram o Peninha. Os outros foram o Pateta, o Patacôncio, o Zé Carioca, a Vovó Donalda, o Gastão e o Tio Patinhas. Mas não tinham valor comercial nenhum. E também são itens muito procurados pelos colecionadores, mas muito mais raros, e depois disso mais caros, do que as "fichas Disney".

O Peninha fez a sua estreia numa produção de animação em 2018, no segundo episódio da segunda temporada das PatoAventuras (DuckTales) (relançamento de 2017), chamado "The Depths of Cousin Fethry!", com a voz dele a ser interpretada na versão original por Tom Kenny, o ator conhecido por fazer a voz oficial do SpongeBob SquarePants. Ele foi mostrado como o porteiro de uma das instalações submarinas de pesquisa do Tio Patinhas que o Huguinho e o Zezinho visitam. Enquanto eles assustam-se com o seu comportamento estranho, os dois passam a respeitar o Peninha depois que ele os protege de um monstro marinho. Mais tarde, ele regressa em "Moonvasion" para ajudar a proteger a Terra dos invasores da Lua.

Sem comentários: