sábado, 10 de setembro de 2022

Urtigão

 

Urtigão (no original: Hard Haid Moeé uma personagem da banda desenhada dos estúdios da Walt Disney. Ele foi criado por Dick Kinney e Al Hubbard.

O Urtigão é um hillbilly bastante temperamental, que mora no Brejo das Urtigas, sul da Patolândia, com o seu dorminhoco e fiel companheiro Cão, e ainda, com a sua empregada Firmina. A sua primeira aparição em bandas desenhadas foi numa revista do Pato Donald, na história It's Music? (outubro de 1964), publicada no Brasil na revista "Mickey" 166 em 1966, com o título Aqui Está O "Nhum-Nhum-Nhum". Apesar de ter sido criado nos Estados Unidos, o Urtigão é uma das personagens criados para o mercado estrangeiro, a estreia da personagem foi publicada pela primeira vez na revista italiana Topolino #462.

O Urtigão é um dos humanos raros criados nos quadradinhos da Disney, ao lado do Vespa Vermelho, mas, é possível ler as histórias com a presença das personagens humanas dos desenhos animados da Disney, como a Madame Min e o Havita.

O Urtigão foi criado inicialmente com os cabelos ruivos, incluindo, a sua barba, ele também passou a ter cabelos brancos. Na década de 1960 e 1970, ele fez aparições em várias histórias do Peninha, o seu antagonista.

Em 1992, publicaram a mini-série "Urtigão em Rio", com o Urtigão a interagir com o Zé Carioca e os amigos dele, no ano seguinte foi a vez de "Urtigão na Amazônia", onde o Urtigão, a Firmina e o Cão viajam para a região amazónica com a redação do jornal A Patada (do Tio Patinhas, do Pato Donald e do Peninha), logo em seguida é a vez de "Zé do Brejo", com o papagaio Zé Carioca a passar num tempo no Brejo das Urtigas.

Além do Brasil, a personagem é muito conhecida na Itália, onde foram publicadas diversas histórias, entre as do estúdio da Disney e as da Editora Abril. Em 1977, é publicada a primeira história produzida na Itália: Caça À Cerca, desenhada por Franco Lostaffa, depois disso, ele fez apenas algumas aparições raras até 1994.

Nas histórias italianas, o Brejo das Urtigas é chamado de Cucuzzolo del Misantropo (o topo do misantropo em português).

Sem comentários: