sexta-feira, 2 de abril de 2021

Homem-Aranha

 

O Homem-Aranha (Spider-Man no original) é o alter-ego do Peter Parker, e é uma personagem, um super-herói que aparece nas revistas de banda desenhada americanas publicadas pela Marvel Comics, a existir no seu universo a partilhar. O Homem-Aranha foi criado pelo editor e escritor Stan Lee e pelo escritor e artista Steve Ditko, e a sua primeira aparição foi no livro de antologia Amazing Fantasy #15 em 1962, durante a Era de Prata da banda desenhada. Lee e Ditko conceberam a personagem como um órfão, que foi educado e criado pela sua Tia May e o seu Tio Ben em Nova Iorque, e, enquanto adolescente, tem de lidar com as lutas diárias normais da idade dele, em adição àquelas que tem como combatente do crime mascarado. Para combater os seus inimigos, os criadores deram-lhe super força e agilidade, a habilidade de conseguir aderir na maior parte das superfícies, a possibilidade de disparar teias de aranha através de mecanismos montados nos pulsos (inventados por ele próprio, a que ele chama "lança-teia" ou "web-shooters") e consegue reagir precognitivamente ao perigo com o seu "sentido-aranha". Os seus poderes foram adquiridos depois dele ter sido mordido por uma aranha radioativa.

Quando o Homem-Aranha apareceu pela primeira vez, no inicio da década de 1960, os adolescentes nas revistas de banda desenhada de super-heróis eram habitualmente relegados para papeis secundários, como coadjuvantes do protagonista. A série Spider-Man abriu um novo território ao apresentar o Peter Parker, o estudante por detrás da identidade secreta do Homem-Aranha, com as suas "auto-obsessões com a rejeição, inadaptações e solidão", algo com que os leitores mais jovens podiam-se identificar.

A Marvel fez o Homem-Aranha a aparecer em várias séries de banda desenhada, a primeira das quais, e a mais longa, chamada The Amazing Spider-Man. Ao longo dos anos, o Peter Parker desenvolveu-se num rapaz do ensino médio tímido e lerdo para um conturbado estudante universitário, para um professor casado, e no final da década de 2000, um fotografo independente, o seu papel adulto mais típico. Na década de 2010, junta-se aos Vingadores e aos Fantastic Four, as duas das equipas de super-heróis mais conhecidas da Marvel.

Em 1962, com o sucesso dos Fantastic Four, o editor da Marvel Comics e o editor e chefe, Stan Lee, estava a lançar uma ideia de um novo super-herói. Ele disse que a ideia do Homem-Aranha surgiu depois o aumento do interesse dos adolescentes para a banda desenhada, e o desejo de criar uma personagem com quem os adolescentes pudessem identificar-se.

Sem comentários: