sexta-feira, 2 de abril de 2021

Looney Tunes

 

Looney Tunes é uma série de curtas-metragens de animação americanas, produzida de 1930 até 1969 e distribuída pela Warner Bros. Animation durante a chamada Era de Ouro da animação americana, ao lado da sua série-irmã Merrie Melodies.

Os Looney Tunes apresentaram inicialmente composições musicais através das aventuras das personagens de desenhos animados como o Bosko e o Buddy. Depois precedeu a série Merrie Melodies, e foi a primeira série de animação cinematográfica da Warner Bros.

De 1942 até 1964, os Looney Tunes e a Merrie Melodies foram as curtas-metragens mais populares nos cinemas; junto com as obras da Disney e outros populares concorrentes, incluindo a Fleischer Studios, a Walter Lantz Productions, a United Productions of America, a Terrytoons e a MGM.

A personagem mais conhecida dos Looney Tunes, Bugs Bunny, é considerado como um ícone cultural e já apareceu em filmes mais do que qualquer outra personagem de desenho animado. Alguns filmes dos Looney Tunes são citados como alguns dos maiores de todos os tempos.

Mais tarde, após a adição do estúdio de animação de Administração, o Tex Avery e o Chuck Jones, entre outros, bem como o ator de voz americano, o Mel Blanc, Looney Tunes chegou à fama maior para a criação de tais as estrelas dos desenhos animados como as personagens da série ficaram conhecidas como "os Looney Tunes", sendo que as principais são: o Bugs Bunny, o Daffy Duck, o Porky Pig, o Elmer Fudd, o Tweety e Silvestre, o Bip-Bip, o Coiote, o Foghorn Leghorn, o Yosemite Sam, o Pepé Le Pew, Marvin, o Marciano, o Speedy Gonzalez, o Taz e outros.

Originalmente produzida pela Harman-Ising Pictures, a série dos Looney Tunes foi produzida por Leon Schlesinger Productions de 1933 até 1944. O Leon Schlesinger vendeu o seu estúdio para a Warner Bros. em 1944, e foi renomeado como Warner Bros. Cartoons, continuando a produção dos desenhos animados até 1963. A produção dos Looney Tunes foi terceirizada pela DePatie-Freleng Enterprises de 1964 até 1967, e a Warner Bros. Cartoons re-assumiu a produção para os dois anos finais da série. De 1942 até aos meados dos anos 60, Looney Tunes foi a série dos desenhos animados mais populares nos cinemas dos Estados Unidos, sucedendo a Disney.

Sem comentários: