sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Urso Barney

 

O Urso Barney (em inglês, Barney Bearé uma série de filmes de curtas-metragens de animação americano criado por Hugh Herman e Rudolph Ising, e produzida pela Metro-Goldwyn-Mayer entre 10 de junho de 1939 e 31 de julho de 1954.

A maioria das curtas-metragens do Urso Barney foram realizados por Dick Lundy, a partir da década de 50, ele foi o primeiro realizador a mudar a personalidade da personagem Pica-Pau.

Na curta-metragem The Prospecting Bear (1941), o Barney apareceu com um burro chamado Benny Burro. No entanto, o Benny só tenha feito mais duas aparições nos desenhos animados, ele voltou às imagens como o amigo do Barney em numerosas histórias em banda desenhada, algumas delas produzidas por Carl Barks, o famoso pelos quadradinhos da Disney.

Ele apareceu pela primeira vez no desenho animado chamado The Bear That Couldn't Sleep (1939).

O exemplo de Droopy, o sucesso do Urso Barney não compara-se ao obtido pelos desenhos animados do Tom e Jerry. O Barney falava em alguns episódios, raramente e a partir da década dos anos 50, os seus diálogos foram minimizados. A produção das curtas-metragens do Urso Barney durou até 1954, quando o Dick Lundy reformou-se do estúdio e pelo fato dessa época, a MGM já sofreu com a chegada da televisão e por diversos problemas financeiros que logo faziam fechar o estúdio, três anos depois, em 1957.

O Barney não ia aparecer em novos desenhos animados até ao The Tom and Jerry Comedy Show produzido pela Filmation, em 1980.

Um excerto de um episódio do Urso Barney
"O Primo Faminto"

Sem comentários: