sábado, 1 de janeiro de 2022

Goldwyn Pictures

A Goldwyn Pictures Corporation, inicialmente Goldwyn Producing Corporation, foi um estúdio cinematográfico americano fundado em dezembro de 1916 por Samuel Goldfish, em parceria com os produtores da Broadway Edgar e Archibald Selwyn, além de Margaret Mayo e de Arthur Hopkins. Os sócios nomearam o estúdio ao associar os seus sobrenomes, Goldfish e Selwyn, e assim criaram um novo nome, Goldwyn. O Samuel Goldfish usou a oportunidade para trocar legalmente o nome dele para “Samuel Goldwyn”.
Inicialmente, a Goldwyn Pictures alugava as suas instalações de produção da Solax Company, na época em que a indústria do cinema era localizada em Fort Lee, Nova Jérsei. O estúdio alcançou um sucesso moderado, mas o que o tornou especialmente famoso foi o logótipo do leão, Leo the Lion.
Inicialmente era chamado de Goldwyn Producing Corporation, e em 1917 foi reorganizado como Goldwyn Pictures Corporation. Os seus filmes eram distribuídos pela Goldwyn Distributing Corporation, que, além desses filmes, distribuíram filmes de várias outras companhias cinematográficas.
O Samuel Goldwyn foi forçado a sair da companhia pelos seus parceiros por volta dos anos de 1920 e, em seguida, a Goldwyn Pictures foi comprada por Lee Shubert, o chefe da The Shubert Organization e o operador dominante do cinema nos Estados Unidos. Em 1924, o Shubert vendeu a Goldwyn Pictures ao magnata Marcus Loew, que estava a procurar uma maneira de garantir uma constante maneira de filmes para a sua cadeia crescente de cinemas. O Loew já tinha a Metro Pictures Corporation e, de posse da Goldwyn Pictures, comprou em seguida a Louis B. Mayer Pictures Corporation, a fundir os três num único estúdio, a criar a Metro-Goldwyn Pictures Corporation. Em 1925, O Louis B. Mayer adicionou o nome dele ao estúdio, e o nome foi trocado definitivamente para Metro-Goldwyn-Mayer.
Embora a antiga Metro tenha sido a sobrevivente nominal, o estúdio então criou e herdou as antigas instalações da Goldwyn Pictures, em Culver City, Califórnia, onde permaneceu até 1986. O estúdio também manteve o logótipo da Goldwyn, Leo the Lion, o leão que tornou-se, talvez, o logótipo do estúdio do cinema mais famoso do mundo.
O primeiro filme da Goldwyn Pictures a apresentar o logótipo do leão, Leo the Lion foi “Polly of the Circus”, em 1917, um filme de 80 minutos protagonizado por Mae Marsh. O logótipo foi desenhado por Howard Dietz, que também lembrou o seu ditado em latim, “Ars Gratia Artis” (Arte pela Arte). Depois da criação da Metro-Goldwyn-Mayer, o logótipo da Goldwyn foi mantido.
Como à criação da MGM, em 1925, o Samuel Goldwyn criou a sua própria produtora independente, a Samuel Goldwyn Productions, a tornar-se nos próximos trinta e cinco anos um dos mais respeitados produtores da indústria cinematográfica, mas nunca teve qualquer ligação com a MGM.

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