sábado, 1 de janeiro de 2022

Pat Harrington Jr.

 

Daniel Patrick Harrington Jr., conhecido como Pat Harrington Jr. (13 de agosto de 1929 - 6 de janeiro de 2016), foi um ator de teatro e televisão americano vencedor do Emmy, mais conhecido pelo seu papel como o superintendente de construção Dwayne Schneider no sitcom One Day at a Time (1975–1984). O pai dele, Pat Harrington Sr. também era um ator.

Ele ficou conhecido na década dos anos 50 como um membro da trupe da comédia de televisão do Steve Allen, os "Men on the Street" (que incluía o Don Knotts, o Tom Poston e o Louis Nye). Ele fez muitas aparições como o comediante imigrante italiano Guido Panzini no The Jack Paar Show nos meados da década dos anos 50. Na temporada de 1959-1960, ele desempenhou o papel recorrente de Pat Hannigan em 11 episódios no sitcom do Danny Thomas, The Danny Thomas Show.

Ele dobrou as vozes de O Inspetor (uma personagem inspirado pelo Inspetor Jacques Clouseau) e o seu ajudante Deux Deux em todos os 34 episódios originais da série animada da personagem, criada por Mirisch Films e DePatie-Freleng e estreada pela United Artists. Mais tarde, foram mostrados como parte do programa de televisão do desenho animado da Pantera Cor-de-Rosa. Outra voz da personagem de desenho animado que ele fez foi o pai do Jon Arbuckle em A Garfield Christmas Special. Ele também fez a voz da imitação de Moe Howard (dos Três Estarolas) em dois episódios da série animada Os Novos Filmes do Scooby-Doo (1972-73) da produção Hanna-Barbera.

Ele apareceu duas vezes nos programas de televisão da ex-co-estrela Valerie Bertinelli. E em 1990, ele apareceu no Sydney e em 2012 ele apareceu, no seu último papel como um ator, no Hot in Cleveland.

O Pat Harrington Jr. tinha uma doença de Alzheimer, e caiu no início de novembro de 2015. Ele sofreu uma pequena hemorragia cerebral e passou três semanas num hospital e numa casa de repouso. Os filhos dele anunciaram a morte dele no dia 6 de janeiro de 2016, aos 86 anos. Ele morreu no dia de anos da co-estrela Bonnie Franklin, embora ela tenha morrido antes de 2013.

Sem comentários: