quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Leon Schlesinger

 

Leon Schlesinger (Philadelphia, 20 de maio de 1884 – Los Angeles, 25 de dezembro de 1949) foi um produtor de cinema americano, fundador da Leon Schlesinger Studios, que mais tarde tornou-se o estúdio da Warner Bros. Cartoons, durante a Era de Ouro da animação americana. Ele também era um parente distante dos Warner Brothers. Como o chefe do seu próprio estúdio, o Schlesinger serviu como o produtor dos Looney Tunes e da Merrie Melodies, os desenhos animados da Warner a partir de 1930.

O Leon Schlesinger apareceu como ele próprio na curta-metragem do Friz Freleng You Ought to Be in Pictures (1940), que mostrava as cenas em imagem-real com animação. Nesta curta-metragem, o Mel Blanc dobrou as vozes do Daffy Duck, do Porky Pig, e das outras personagens, exceto o Leon Schlesinger, que dobrou a voz dele próprio, porque o estúdio não tinha uma câmera de som. No filme, o Porky é incapaz de pronunciar "Mr. Schlesinger", eventualmente a desistir e a chamá-lo só como "Leon". Tal como aconteceu com os outros funcionários dos desenhos animados da Warner, o Schlesinger apareceu em caricatura desenhada nos desenhos animados como Hollywood Steps Out (1941), Russian Rhapsody (1944) e Nutty News (1942).

O Schlesinger permaneceu como o chefe do estúdio de animação até 1944, quando ele vendeu os seus ativos para a Warner Bros. Ele continuou a marcar as personagens e comandou a unidade dos serviços de teatro da Warner até ele morrer no dia 25 de dezembro de 1949, por uma infeção viral, aos 65 anos.

Sem comentários: