domingo, 15 de dezembro de 2024

Daffy Duck and the Dinosaur

Daffy Duck and the Dinosaur é uma curta-metragem animada da Warner Bros. da série Merrie Melodies de 1939, realizada por Chuck Jones. O desenho animado foi estreado no dia 22 de abril de 1939 e é o primeiro desenho animado do Daffy Duck realizado por Chuck Jones.
Daffy Duck and the Dinosaur passa-se numa Idade da Pedra cronologicamente distorcida e mostra o Daffy Duck a enfrentar um homem das cavernas chamado Casper Caveman (que é uma caricatura do Jack Benny) e o seu animal de estimação Brontosaurus chamado Fido.
Este é o último desenho animado com a apresentação de Vitaphone e "Presents" nos cartões de títulos na abertura do genérico, que foi utilizado pela primeira vez em The Phantom Ship de 1936, e depois deste desenho animado, a assinatura "WARNER BROS." em vez de Vitaphone, e "Present" em vez de "Presents" também aparece no ecrã, a começar com o desenho animado chamado Porky and Teabiscuit, mas numa bandeira.
Este desenho animado entrou para o domínio público em 1967, quando a United Artists não renovou os direitos de autor a tempo.
Cenas desta curta-metragem animada foram mostradas no episódio "Memorial" da série de Star Trek: Voyager.
Uma versão redobrada em italiano desta curta-metragem animada tem a música da abertura do genérico original alterada com a música da Merrie Melodies de 1941-1945.
O teledisco da canção "Walk the Dinosaur" dos Was (Not Was) mostra as cenas desta curta-metragem animada a ser reproduzida num aparelho de televisão.

Ver o desenho animado completo
Daffy Duck and the Dinosaur
(em português)

quarta-feira, 20 de novembro de 2024

The Wabbit Who Came to Supper

The Wabbit Who Came to Supper é um desenho animado da Warner Bros. e da Merrie Melodies de 1942 protagonizados por Bugs Bunny e Elmer Fudd. Foi estreado no dia 28 de março de 1942, e realizado por Friz Freleng.
Este desenho animado é uma das várias curtas-metragens animadas da Warner Bros. antes de agosto de 1948 que entraram para o domínio público porque a United Artists não conseguiu renovar os direitos de autor em 1970.
O título desta curta-metragem animada é uma referência à versão do filme da Warner Brothers de 1942 de comédia da Broadway do George S. Kaufman de 1939 chamado: The Man Who Came to Dinner, no qual um convidado autoritário trata de assumir o comando da vida de uma família numa pequena cidade.
Por estár em domínio público, The Wabbit Who Came to Supper foi apresentado em muitos lançamentos de VHS de baixo orçamento de desenhos animados de domínio público. (O uso de “Angel in Disguise”, que ainda continua a ser protegido pelos direitos de autor, complicou o estatuto de domínio público desta curta-metragem.)
No lançamento do DVD de Looney Tunes Golden Collection: Volume 3 de 2005, The Wabbit Who Came to Supper foi apresentado numa versão restaurada e não editada com uma faixa de comentários fornecidas pelo historiador de animação Jerry Beck e pelas artes-finalistas da Warner Brothers Martha Sigall, uma das cercas de 40 artes-finalistas e de pintores não estão escritos nos créditos que trabalharam nas curtas-metragens dos Looney Tunes.

Ver o desenho animado completo
The Wabbit Who Came to Supper
(em português)

Case of the Missing Hare

Case of the Missing Hare é um desenho animado da Warner Bros. e da Merrie Melodies, realizado por Chuck Jones e protagonizado por Bugs Bunny. A curta-metragem foi estreado no dia 12 de dezembro de 1942.
Isto é um dos poucos desenhos animados em que o Bugs Bunny não diz o seu ditado, "What's up, Doc?", embora ele chama ao mágico de "Doc" no princípio do filme.
Ao contrário das outras curtas-metragens, o Bugs Bunny mora num buraco de uma árvore neste filme, em vez de num buraco no chão.
O mágico neste filme chama-se "Ala Bahma" também apareceria mais tarde no episódio "The Cat Who Knew Too Much" da série As Aventuras de Silvestre e Tweety (em inglês: The Sylvester and Tweety Mysteries) como um cozinheiro e numa pequena aparição de participação especial no filme de Space Jam.
Este desenho animado entrou para o domínio público em 1970 porque a United Artists não conseguiu renovar os seus direitos de autor nesse tempo.

Ver o desenho animado completo
Case of the Missing Hare
(em português)

Wackiki Wabbit

Wackiki Wabbit é um desenho animado da Warner Bros. e da Merrie Melodies de 1943, protagonizado por Bugs Bunny. E foi estreado no dia 3 de julho de 1943 e foi escrito por Tedd Pierce e realizado por Chuck Jones.
O Mel Blanc fez a voz do Bugs Bunny, e os dois náufragos foram dobrados por Michael Maltese e por Tedd Pierce; nenhum nome de dobrador está escrito nos créditos. O Ken Harris está escrito exclusivamente como o animador do desenho animado, mas os outros animadores das personagens que trabalharam no desenho animado foram o Ben Washam e o Robert Cannon. O John McGrew foi o artista de layout, e o cenário do fundo foi pintado por Gene Fleury e por Bernyce Polifka – todos sem ter os nomes nos créditos.
Nas emissões de televisão, na parte em que o Bugs Bunny fala com os náufragos havaianos mostra uma borda azul que aparece nas impressões da versão Turner de 1995 dos Estados Unidos e da Europa, tal como no Cartoon Network.
Este desenho animado está atualmente no domínio público desde 1971, depois que a United Artists não ter conseguido renovar os direitos de autor nesse tempo.
O desenho animado pode ser encontrado restaurado, no DVD de Looney Tunes Golden Collection: Volume 3.

Ver o desenho animado completo
Wackiki Wabbit
(em português)

sábado, 9 de novembro de 2024

Restaurante de fast food

Um restaurante de fast food, também conhecido como restaurante de comida pronta ou restaurante de serviço rápido, é um tipo de restaurante que caracteriza-se por servir apenas fast food (comida rápida em português) e ter um serviço rápido.

É um tipo especial de restaurante que serve pratos da cozinha fast food e tem serviço mínimo de mesa. A comida servida em restaurantes de fast food é normalmente oferecido a partir de um menu limitado, cozinhado a tamanho com antecedência e mantido quente, e depois terminado e embalado na hora e normalmente disponível para levar, embora os lugares podem ser oferecidos. Os restaurantes de fast food normalmente fazem parte de uma postagem de restaurantes que preparam ingredientes dos padrões e/ou alimentos parcialmente preparados e suprimentos para cada restaurante por meio de canais de suprimento controlados. O termo "fast food" foi reconhecido num dicionário por Merriam–Webster em 1951.

Indiscutivelmente, os primeiros restaurantes de fast food tiveram as origens nos Estados Unidos com o White Castle em 1921. Hoje, as cadeias de fast food fundadas nos Estados Unidos, como a McDonald's (est. 1940) e o KFC (est. 1952) são os exemplos de corporações multinacionais com as lojas no mundo todo.

Ronald McDonald

O Ronald McDonald é uma personagem vestido de palhaço, um dos símbolos da área de fast-foods McDonald's. A personagem foi criada dos 5 aos 35 anos, para tornar as pessoas mais felizes. A primeira pessoa a vestir-se de Ronald McDonald foi o Willard Scott.
Segundo o livro The Best of The Fast Food (2001), 96% das crianças americanas são capazes de reconhecer o Ronald McDonald, ele é uma personagem quase tão conhecida a quanto o Pai Natal. O sítio de fast-food McDonald's, tinha o seu merchandising a ser mostrado no programa do palhaço Bozo (interpretado no tempo pelo Willard Scott), no entanto, o sítio da McDonald's criou a sua própria personagem, o Ronald McDonald, e contratou o Willard Scott para interpretá-lo.
Os atores que caracterizaram-se como o Ronald McDonald foram: o Mike Lorrence (1963-1965), o Bev Bergeron (1966–1968), o George Voorhis (1968–1988), o Ray Rayner (1968–1969), o Bob Brandon (1970–1975), o King Moody (1975–1984), o Squire Fridell (1984–1991), o Jack Doepke (1990–1995), o Viv Weekes, o David Hussey, o Bruce Sullivan (1995–2007), o Brad Stuart (2007–2010) e o Paul Willian (2010 - presente).

Ronald McDonald (1963)

O Ronald McDonald, era um palhaço da versão da McDonald's de 1963, interpretado por Willard Scott, que vestia um fato de macacão às riscas amarelo e vermelho, e tinha uma caixa na cabeça, um copo no nariz e um tabuleiro mágico que virava automaticamente hambúrgueres, batatas fritas e batidos.
O primeiro anúncio do Ronald McDonald de 1963 não tinha nenhum aviso dos direitos de copyright, por causa das leis dos direitos autorais no tempo que tornavam o anúncio, e ele, no domínio público.
O design original do Ronald é muito diferente do que a da versão moderna da personagem. Só apenas a versão do anúncio de 1963 é que está no domínio público.
O Ronald McDonald ainda é uma marca registada comercial, por isso não tente enganar as pessoas a pensarem que a McDonald's está envolvida com o seu produto.

Ver o anúncio completo
A primeira aparição do Ronald McDonald em 1963
(na versão original)

Speedee

O Speedee foi a primeira mascote da McDonald's antes do Ronald McDonald ser criado e interpretado por Willard Scott em 1963. Ele também foi o primeiro logótipo da empresa antes do uso do design Golden Arches em 1962. Algumas lojas da McDonald's mais antigas ainda têm uma placa do Speedee na frente (bem como algumas reconstruídas sem atualizar a placa). O Speedee era um homem com um chapéu de cozinheiro em cima de uma cabeça em forma de hambúrguer. Ele foi substituído por Ronald McDonald em 1967 e não apareceu em nenhum anúncio. O Speedee tem algumas peças de merchandising, como a sua figura da Funko POP e o seu boneco do 40º aniversário.

World's Largest Entertainment McDonald's

A World's Largest Entertainment McDonald's, também conhecido como Epic McD, e antigamente conhecido como Mickey D's, é um restaurante da McDonald's que abriu em 1976 na Orlando, em Flórida. O restaurante tem um andar de 1.800 m2 (19.000 pés quadrados), o que fez tornar o maior McDonald's do mundo em pé quadrado. E oferece menus com opções exclusivas do restaurante e que não podem ser procurados noutros lugares. Embora este sítio no Orlando seja a maior do mundo em pé quadrado, e acredita-se que um outro restaurante da McDonald's localizado em Kaohsiung, na Taiwan, e seja mais alto em altura.

Além do padrão do menu da McDonald's, a World's Largest Entertainment McDonald's oferece mais de 50 artigos adicionais, a incluir pizzas no forno, waffles belgas, pratos de massas personalizadas, omeletes e artigos adicionais no menu "Gourmet Bistro", juntamente com um menu expandido de sobremesas como gelados.

A World's Largest Entertainment McDonald's tem três andares e oferece uma PlayPlace de 6,6 metros de altura, mais de 100 jogos de arcadas e uma imagem do Ronald McDonald a acenar com 9 metros de altura na entrada. E foi inicialmente inaugurado em 1976, e o restaurante foi fechado para reforma em 2015 e foi reaberto como um prédio reconstruído em 2016. E o restaurante está aberto 24 horas e apresenta um “cria o teu próprio menu”.

A parte interior da World's Largest Entertainment McDonald's

sábado, 2 de novembro de 2024

Disorder in the Court

Disorder in the Court é um filme curto americano de 1936, realizado por Preston Black. É o 15º filme de um total de 190 séries de filmes curtos dos Três Estarolas produzidas pela Columbia Pictures entre 1934 e 1959.
Os Três Estarolas (Moe, Larry e Curly) são os espetadores principais na sentença por assassinato no qual a acusada do crime é a sua amiga e parceira Gail Tempest (interpretada por Suzanne Kaaren) que trabalha como a dançarina no Café Black Bottom onde eles são compositores de música.
Moe, Larry e Curly foram chamados para prestar declarações mas não estão no recinto. O advogado de defesa (interpretado por Bud Jamison) vai atrás deles e encontra-os a fazerem uma partida de jogo do galo no chão num corredor. Quando chegaram ao recinto, o Curly foi levado até a cadeira dos espetadores, mas não consegue explicar o que aconteceu ao juiz, porque usou uma linguagem cheia de gírias e expressões conhecidas. Então, ele e os dois companheiros sugiram ao tribunal a fazerem uma reconstituição do que viram. O Larry toca o violino, o Moe toca uma harmónica e Curly faz sons com colheres (que depois troca por uma tuba). A Gail tirou a sua saia e ficou com a sua vestida de dançarina, a iniciar o seu número de dança e surpreendeu o julgamento.
Disorder in the Court foi filmado no dia 1 a 6 de abril de 1936.
Uma versão colorizada foi estreada em 2006 como parte da coleção em DVD "Stooges on the Run."
Os pais do Moe, Curly e Shemp Howard, o Sol e a Jenny Horwitz, fazem uma aparição neste filme curto como parte da assistência no tribunal.
Este é a primeira curta-metragem em que o nome do Curly é escrito "C-U-R-L-Y" nas letras do princípio do genérico, a alterar a escrita nos anteriores que era escrito "C-U-R-L-E-Y". A legenda com os nomes dos Estarolas também é alterado, a ler-se da esquerda para a direita, Curly-Larry-Moe, quando nos anteriores era Moe-Larry-Curly. Estas mudanças combinaram com a alteração na figura feminina da Columbia Pictures ("mulher com a tocha"), a trocar os raios de luzes da animação primitiva anterior por uma luz brilhante.
Disorder in the Court é uma das quatro curtas-metragens dos Três Estarolas que estão em domínio público nos Estados Unidos por não terem os direitos renovados nos anos 60 (os outros são Malice in the Palace, Brideless Groom e Sing a Song of Six Pants). Por esse motivo, estas quatro curtas-metragens normalmente estão incluídas em compilações de vídeos (Este é o único com o Curly; os outros três são com o Shemp).

Ver o filme curto completo
Disorder in the Court
(em português)

Malice in the Palace

Malice in the Palace é um filme curto americano de 1949, realizado por Jules White. É o 117º filme de um total de 190 séries de filmes curtos dos Três Estarolas produzidas pela Columbia Pictures entre 1934 e 1959.
Os Três Estarolas (Moe, Larry e Shemp) são empregados do Café Casbah Bah (um restaurante do Médio Oriente) e recebem como clientes os bandidos Hassan Ben Sober (interpretado por Vernon Dent) e Gin-A Rummy (por George J. Lewis). Os dois planem roubar o túmulo do faraó Rootentooten, onde encontra-se um diamante de grande valor, mas o Emir de Schmow (interpretado por Johnny Kascier) chega às escondidas e apanha a jóia. Os bandidos desistem do plano mas os Três Estarolas decidem recuperar o diamante e depois disso pediram uma recompensa ao governo.
Os Três Estarolas chegam ao palácio do Emir, disfarçados de Pai Natal. Depois de tanta confusão e perseguição por um guarda negro gigante com uma imensa espada, os Estarolas recuperam o diamante e fogem do palácio.
De acordo com o The Three Stooges Journal ("Diário dos Três Estarolas"), uma parte do roteiro foi escrito para o Curly Howard. Mas, as cenas dele foram cortadas e o Larry aceitou o papel que era o cozinheiro da cozinha. Se o Curly aparecesse neste filme, isto seria a segunda vez (depois de Hold That Lion!) em que os quatro Estarolas originais estavam juntos num mesmo filme. O Curly não podia trabalhar mais porque a sua saúde piorou e ele morreu em 1952.
Malice in the Palace é uma das quatro curtas-metragens dos Três Estarolas da Columbia Pictures que entraram para o domínio público depois que os seus direitos autorais expiraram na década dos anos 60, os outros três são Sing a Song of Six Pants, Brideless Groom (dois em 1947) e Disorder in the Court (1936). Como tal, estes quatro filmes normalmente aparecem em compilações de VHS e DVDs de orçamento.

Ver o filme curto completo
Malice in the Palace
(em português e a cores)

sexta-feira, 25 de outubro de 2024

45 Minutes from Hollywood

45 Minutes from Hollywood é um filme mudo produzido nos Estados Unidos, realizado por Fred Guiol e estreado no dia 26 de dezembro de 1926.
No tempo, era conhecido como um filme do Glenn Tryon, mas hoje é bem lembrado como a segunda aparição do Stan Laurel e do Oliver Hardy a aparecerem no mesmo filme juntos - embora eles não compartilhem em nenhuma cena juntos - pelo menos meia década depois da sua primeira oportunidade de cobrar no filme mudo The Lucky Dog (1921).
Como o filme usava imagens da estrela chamada Theda Bara, do filme mudo chamado Madame Mystery (estreado em abril de 1926), e foi também a última aparição da Theda Bara nos cinemas.
Neste filme, uma família da Califórnia receberam uma carta a informar que, se não viajarem rapidamente para a Hollywood para pagar o que devem, eles serão despejados da casa deles. E então a família decidiram enviar o avô, mas o filho quer tanto ir conhecer Hollywood que convenceu a mãe a deixá-lo ir também.
O Stan Laurel aparece na cama na única cena dele. E usou uma touca de dormir, uma camisola e um grande bigode de comédia. O James Finlayson também apareceu assim em vários filmes do Bucha e Estica depois. O Oliver Hardy também apareceu com um bigode semelhante. Mas o nome do Stan Laurel não apareceu nos créditos deste filme, mas o nome do Oliver Hardy apareceu.
A cena do início do autocarro da excursão foi filmada na cidade 6.500 e 6.600 da Hollywood Blvd, em Hollywood, Califórnia.

Ver o filme completo
45 Minutes from Hollywood
(mudo sem som)

terça-feira, 1 de outubro de 2024

Pebbles (cereais)

Pebbles é uma marca de cereais matinais apresentadas nos Estados Unidos pela Post Consumer Brands no dia 20 de outubro de 1971, a apresentar as personagens da série animada Os Flintstones como os porta-vozes (ou seja, as personagens dos desenhos animados a falar em nome do produto na publicidade). A linha de produtos incluem a Cocoa Pebbles e a Fruity Pebbles.

A Cocoa Pebbles incluem pedaços de cereais de arroz crocante com sabor de chocolate, enquanto a Fruity Pebbles incluem pedaços de cereais de arroz crocante que vêm numa variedade de sabores de frutas com um conteúdo de açúcar de 9 gramas por porção para a Fruity Pebbles e 10 gramas por porção para a Cocoa Pebbles. É a marca de cereais mais antigas baseadas nas personagens de uma série televisiva ou um filme que ainda é vendido.

O administrador do grupo de produtos na época, o Larry Weiss, licenciou o uso de Os Flintstones para os cereais da Hanna-Barbera (agora faz parte da Warner Bros. Animation) numa tentativa de revigorar o negócio de cereais infantis para a Post Cereals.

Os anúncios depois de 1978 eram inteiramente desenhados e teriam uma típica ação repetida com várias diferenças. O Fred comia os cereais enquanto o Barney também comia; para esse fim, o Barney disfarçava-se ou distraia o Fred da sua tigela de cereais a usar várias meias criativas e cada vez mais aldrabado. Enquanto o Fred estava distraído, o Barney comia alguns cereais da Pebbles, mas o Fred descobria rapidamente os enganos do Barney, normalmente devido à excitação do Barney em comer os cereais que faria com que o truque dele fosse descoberto e/ou o seu disfarce caísse. O Fred ficava irritado por ter o seu pequeno-almoço roubado, ele normalmente dizia: "Barney! My Pebbles!" E depois o Barney ria-se e dizia uma palavra cómica (como "Odeio comer e correr") enquanto ele fugia do Fred irritado, depois o Fred perseguia o Barney. E depois um slogan muitas vezes aparecia nesses anúncios, especialmente era "They're Yabba-Dabba-Delicious!". Os anúncios dos cereais mostrados na época de Natal mostravam o Barney a tentar roubar os cereais, no entanto, no espírito de Natal, o Fred deixava o Barney comer os cereais com ele.

Para o aniversário dos 50 anos dos cereais Pebbles, eles lançaram os cereais da Pebbles com o sabor de bolo de aniversário chamado "Birthday Cake Pebbles". A caixa é classificada como uma edição de colecionador e tem uma cobertura brilhante com fogos de artifício refletivos. Na parte de trás da caixa havia um grande bolo com uma atividade de busca e localização. Este cereal foi uma edição limitada. E foi lançado em 2021.

A caixa original dos cereais da Pebbles
da Post apresentados em 1971.

quarta-feira, 4 de setembro de 2024

Goofy's Kitchen

Goofy's Kitchen (em português significa: A Cozinha do Patetaé um restaurante de buffet localizado no Disneyland Hotel na Anaheim, Califórnia. E oferece as refeições com as personagens mascaradas da Disney. E as reservas são recomendadas.

No Goofy's Kitchen, o Pateta e os amigos
Disney aparecem no restaurante.

domingo, 1 de setembro de 2024

Walter Lantz

O Walter Benjamin Lantz (New Rochelle, 27 de abril de 1899 — Burbank, 22 de março de 1994) foi um desenhador, e dobrador americano. Ele foi conhecido principalmente pela fundação da Walter Lantz Studio e por ter criado a personagem Pica-Pau (Woody Woodpecker).
Ele aos dezesseis anos, o Walter Lantz trabalhou atrás do ecrã no departamento de animação pela supervisão do realizador Gregory La Cava. Isso fez com que o Lantz logo iniciasse os trabalhos dele na John R. Bray Studios na Nova Iorque para a série da Colonel Heeza Liar. E em 1924, o Walter Lantz começou a ganhar a importância no estúdio e realiza, desenha e também protagonizou a sua primeira série de desenhos animados, o "Dinky Doodle". E em 1927 ele mudou-se para Hollywood, Califórnia onde ele trabalhou para o realizador Frank Capra e logo como o escritor para as comédias de Mack Sennett.
Em 1928, o Walter Lantz foi contratado por Charles B. Mintz para realizar a série animada de Oswald o Coelho Sortudo, da Universal Pictures e ainda a dobrar a personagem em 1935. No princípio desse ano, o Mintz e o seu cunhado George Winkler, haviam ter comprado os direitos da personagem do seu criador original, o Walt Disney. E com isso, o presidente da Universal Pictures, o Carl Laemmle, não sentiu-se satisfeito pela ação de Mintz e do Winkler, e os despedem. A partir do fato, a Universal Pictures dedicou-se a produzir a série pela conta própria. Mas o Walter Lantz insistiu a produzir a série e jogou com o produtor num jogo de póquer, no qual ele venceu e fez com que o Oswald fosse a sua personagem.
E em 2006, a Disney recuperou os direitos do Oswald e as curtas-metragens produzidas pela Walt Disney.
E em 1940, o Walter Lantz casou-se com a Grace Stafford. E na sua lua de mel, o casal ouviram um pica-pau que fazia furos no telhado. A Grace sugeriu que o Lantz utilizasse o pica-pau como a inspiração para uma nova personagem de desenho animado. E o Lantz gostou da ideia.
O Mel Blanc processou o Walter Lantz por um meio milhão de dólares, por usar a voz dele sem autorização, no entanto, o juiz, negou o processo, a estar do lado do Lantz, já que o Blanc não registrou a voz. E com isso, o Lantz, pagou ao Blanc um tal valor num acordo realizado fora do tribunal. O fato fez com que o desenhador encontrasse outra voz para o Pica-Pau.
E em 1950, a mulher do Walter Lantz (Grace Stafford), ofereceu-se para fazer a voz do Pica-Pau, mas o Lantz não aceitou a ideia da sua mulher a fazer a voz da personagem masculino. Mas sem desistir, a Grace secretamente fez as gravações e mandou a fita de forma anónima para a equipa conferir. E sem saber que era a voz da mulher dele, o Walter Lantz gostou da gravação e definiu que será a ideia para a personagem. E a Grace também fez a voz do Pica-Pau até ao Walter Lantz fechar o seu estúdio. No princípio, a Grace não queria aparecer nos créditos e a evitar que as crianças soubessem que a voz do Pica-Pau era feita por uma mulher. E mesmo assim, a voz dele foi uma das mais famosas, e juntamente com ao do Mel Blanc. O estúdio da Walter Lantz encerrou as suas atividades em 1972. E foi um dos últimos estúdios que produziu desenhos animados clássicos (da idade de ouro da animação).
Apesar de ter encerrado as atividades em 1972, o Walter Lantz continuou a trabalhar com as suas personagens, a incluir a continuar a desenhar o Pica-Pau para os quadradinhos, a ser que mais tarde, estes trabalhos foram imediatamente vendidos.
E em 1982, o Lantz produziu um documentário chamado "Walter, Woody and the World of Animation". E podemos ver como o Walter Lantz treinou-se e como conseguiu chegar até à sua criação. Nesse documentário, foram mostrados as imagens antigas da personagem, a sofrer apenas as edições da dobragem e novos efeitos sonoros. E o Lantz preferiu a ocultar os factos desagradáveis que teve na sua vida de desenhador, como por exemplo, o processo judicial do Mel Blanc. E ele apenas explica que decidiu que o Pica-Pau precisava de uma nova voz.
E ainda em 1982, o Walter Lantz doou dezessete materiais ao Museu Nacional de História dos Estados Unidos, a incluir um modelo de madeira a utilizar na estreia do Pica-Pau em 1941.
E em 1988, o Pica-Pau fez uma aparição no filme "Quem Tramou Roger Rabbit?", onde a personagem aparece no final juntamente com todos os bonecos animados.
E o Walter Lantz faleceu no dia 22 de março de 1994, aos 94 anos de idade, vítima de insuficiência cardíaca. E ele foi sepultado no Forest Lawn Memorial Park (Hollywood Hills), Los Angeles, Califórnia nos Estados Unidos.

quinta-feira, 1 de agosto de 2024

Marthus Mathias

O Marthus Mathias (Itajubá, 1 de maio de 1927 - Campo Grande, 10 de janeiro de 1995), mais conhecido como Marthus, foi um ator, locutor e dobrador brasileiro.
Ele nasceu em 1927, na cidade de Itajubá. E começou a atuar nos anos 40, e tornou-se radialista nos anos 50. Ele começou na dobragem em 1958, na GravaSon. Por volta de 1967, ele foi para o Rio de Janeiro, a começar na CineCastro, a atuar também na televisão e no cinema. No início dos anos 70 ele voltou para São Paulo, a atuar na CineCastro de São Paulo. E veio a afastar-se da dobragem depois do encerramento da empresa, a voltar para dobrar a sua personagem mais famosa, o Fred Flintstone, e assim ele fez a voz do Fred até 1988, quando ele afastou-se da dobragem mais uma vez. Nos anos 90, ele mudou-se para o Campo Grande, onde ele faleceu em 1995. No dia 10 de janeiro.

domingo, 7 de julho de 2024

The Lucky Dog

The Lucky Dog (1921) é o primeiro filme a incluir o Stan Laurel e o Oliver Hardy juntos num filme antes de tornarem-se a famosa dupla de comediantes o Bucha e Estica. Embora eles apareçem nas cenas juntos, o Bucha e Estica fazem de formas independentes. O Estica é a estrela como o herói do filme e o Bucha faz de vilão principal ao lado dele.

O filme foi mostrado em dois rolos, mas algumas versões terminam abruptamente depois do primeiro rolo, quando o Estica é assaltado pelo Bucha.

Neste filme, um herói infeliz foi despejado por não ter pagado a renda fez amizade a um cão rafeiro. O homem encontrou um ladrão no processo de assaltar alguém. O ladrão, que acidentalmente pôs o dinheiro da vítima no bolso de trás do jovem, deixou de ser a sua primeira vítima para roubar o jovem. O ladrão depois roubou o dinheiro que já tinha roubado ao jovem perplexo que pensava estar falido.

O jovem e o cão fugiram e o cão fez amizade com uma caniche. A dona da caniche convenceu o jovem a inscrever o seu cão na exposição de cães local. Quando a sua entrada foi recusada por não ser puro-sangue, o jovem entrou furtivamente na exposição, mas foi rapidamente expulso, e foi seguido por todos os cães da exposição. E o jovem viu a dona da caniche no exterior à procura do seu cão e ofereceu o seu cão no seu lugar. Ela aceitou e ofereceu-se para levá-lo para a casa dela. Nesta cena foi presenciado pelo namorado ciumento, que conheceu o ladrão. Os homens planiaram a sua vingança contra o jovem.

E na casa da senhora, o jovem foi apresentado ao namorado e ao ladrão, disfarçado como um conde suíço. O namorado pediu-lhe em casamento e foi rejeitado, enquanto o ladrão tentou disparar no jovem, mas a arma falhou. E o namorado persegue a senhora pela casa enquanto o ladrão tentou atacar o jovem com um pau de dinamite. O cão apanhou o dinamite como se fosse um pau, a perseguir o ladrão e o namorado até ao jardim. E ao ser acenado, o cão deixou cair o dinamite e voltou para junto de Stan Laurel e da menina, e deixou os dois homens vítimas na explosão do dinamite.

A data em que o filme foi filmado é desconhecida. Há muito tempo que acreditava-se que o filme foi produzido em 1917, em parte devido aos comentários de Stan Laurel numa entrevista de 1957. E outras fontes dataram o filme em 1918 e em 1919. No entanto, com a base num exame das datas em que o Stan Laurel estava disponível para uma filmagem e no aparecimento de uma placa de veículos de 1920 numa cena do filme completo, a filmagem ocorreu provavelmente durante o outono e no inverno de 1920 e no início de 1921. O filme foi estreado para a distribuição no final de 1921 pela Reelcraft.

O custo da produção deste filme foi estimado em aproximadamente 3.000 dólares.

estreou no dia 1 de dezembro de 1921. E agora já está em domínio público a partir dos dias de hoje.


O cartaz do filme com (na esquerda) o Stan
Laurel, o Oliver Hardy e o Jack Lloyd.

Ver o filme completo
The Lucky Dog
(mudo sem som)

sábado, 6 de julho de 2024

Chocos

Os Chocos é um cereal de pequeno-almoço fabricado pela Kellogg’s e vendido em alguns países da Europa e do Médio Oriente, bem como na Índia. E são normalmente em forma de 'colheres'. O sabor habitual que apresenta é o chocolate. E vêm numa variedade de sabores e formatos.

E é um cereal muito conhecido na Índia. E a mascote dos Chocos na Índia foi o Urso Chocos até 2005, quando ele foi substituído pelo Macaco Coco, que também é a mascote dos Choco Krispies. Na Europa, essa mascote foi substituída em 2009.

O cereal é semelhante ao Chocapic. E muitas vezes, os Chocos está envolvido com os estilos promocionais que utilizem várias personagens de filmes, como o do Homem-Aranha.

Os Chocos inclui principalmente sete variedades - Luas e estrelas, crocantes mordidas, dueto, sabor de chocolate normal, Chhota Bheem Chhota Ladoo, Teias do Homem-Aranha e Disney Frozen Magic Hearts. E também existem mais variedades, como os chocos das teias do Homem-Aranha, em muitos países. Isto foi feito para as atividades promocionais. E muitos deles foram descontinuados.


A mascote dos Chocos da Kellogg’s
foi o Urso Chocos até 2005.

quinta-feira, 27 de junho de 2024

Bars and Stripes Forever

Bars and Stripes Forever é uma curta-metragem de animação da Merrie Melodies de 1939, realizado por Ben Hardaway e Cal Dalton.

O título é uma piada com a canção "The Stars and Stripes Forever".

Neste desenho animado, os cães antropomórficos prisioneiros recorrem a todos os meios possíveis para tentarem fugir da prisão. Quando um foge, os cães polícias estão na sua perseguição. Os prisioneiros estão realmente na casota do cão com o diretor quando tentam escapar de "Alcarazz", onde as "paredes de pedra não fazem uma prisão... mas com certeza ajudam!"

Em 1956, a Associated Artists Productions (a.a.p.) cortou o cartão de título original, a resultar nas primeiras versões do desenho animado a ser mostradas na televisão sem o escudo da WB; o lançamento de LaserDisc substituiu o logótipo da a.a.p. hackeado. A apresentar-se o genérico com os Color Rings de "Gold Rush Daze".

Os círculos do genérico de 1939 são de outra fonte devido à correção das cores incomparáveis dos círculos do genérico e do encerramento de 1939, bem como aos números romanos MCMXXXVIII apagados no aviso dos direitos autorais. A abertura do genérico original e o código da produção foram restaurados para a versão "dubbed" da Turner. No entanto, como aconteceu com a maioria das cópias de "dubbed" da Turner, o cartão final foi substituído no regresso.

O desenho animado entrou para o domínio público em 1968 depois que a United Artists (que comprou a biblioteca da a.a.p. a incluir os títulos anteriores a agosto de 1948 em 1958) não renovou os direitos autorais originais.

A MeTV mostrou uma cópia restaurada deste desenho animado inédita no programa Toon in with Me, com os cartões originais do genérico e do encerramento. E três dias depois, uma versão desta restauração sem o logótipo da MeTV foi posto no YouTube.

Esta restauração foi depois adicionada ao Warner Bros. Discovery RIDE.

Ver a curta-metragem completa

Bars and Stripes Forever
(em português)

segunda-feira, 20 de maio de 2024

Bosko

  

Bosko é uma personagem de desenho animado criado pelos criadores Hugh Harman e Rudolf Ising (ex-funcionários da Disney) em 1929 inspirado no sucesso do Gato Félix e Oswald o Coelho Sortudo. Ele é considerado como a primeira personagem da série de animações dos Looney Tunes originalmente protagonizado na curta-metragem chamada "Bosko, the Talk-Ink Kid" de 1929, ele foi uma personagem muito conhecida na Warner Bros., até que os dois desentenderam-se com o Leon Schlesinger e levaram a personagem para a MGM em 1933 para a série da Happy Harmonies, no entanto não teve a mesma audiência e acabou por ser cancelado em 1938, e não voltou a ter mais animações a partir daquele ano. A personagem é um rapaz humano afro-descendente, com fortes semelhanças a um macaco antropomórfico, na adaptação da MGM ele ganhou traços mais realistas e um visual saloio.

Ele também tem uma namorada chamada Honey, uma rapariga também afro-descendente que veste uma saia, dois saltos-altos e um enorme laço além de ter um cão chamado Bruno.

Bosko e Honey também apareceram na série dos Tiny Toons no episódio Fields of Honey, no entanto como cães antropomórficos.

Todos os desenhos animados do Bosko sujeitos a direitos autorais são da propriedade da Warner Bros., assim como o filme original e elementos desses desenhos animados que estão em domínio público. Os desenhos animados da Warner Bros. estão na propriedade do próprio estúdio, enquanto a Warner também lida com a distribuição para os desenhos animados da MGM, da propriedade de empresa irmã Turner Entertainment, comprada pela Time-Warner em 1996. A Time Warner também comprou os direitos sobre a personagem dele próprio, o que permitiu as suas aparições na década de 1990.

Ver duas curtas-metragens do Bosko
Bosko, the Talk-Ink Kid
(legendado)

Sinkin' in the Bathtub
(legendado)

sexta-feira, 17 de maio de 2024

Foxy (Merrie Melodies)

O Foxy é uma personagem de desenhos animados apresentado nas três primeiras curtas-metragens animadas da série Merrie Melodies, todos foram distribuídos pela Warner Bros. em 1931. E ele foi criado pelo criador Rudolf Ising, que trabalhou para o Walt Disney na década de 1920.

Em 1925, o Hugh Harman desenhou imagens de ratos num retrato do Walt Disney, um lembrante de carinho da Disney pelos roedores que viviam na Laugh-O-Gram Studio no Kansas City, Missouri. O Disney e o Ub Iwerks usavam isto como uma inspiração para criar o Mickey Mouse, a personagem que depois acabou a estabelecer a Disney como uma figura importante em Hollywood, e também a provocar uma onda de "clones" em estúdios concorrentes. O investigador da história Don Markstein, chamou o suguinte Foxy do criador da Warner Bros. o Rudolf Ising de "talvez o principal imitador do Mickey Mouse", reparou que:

"Nunca na animação, antes ou depois, uma personagem pareceu-se muito como o Mickey Mouse. Mas os pequenos pontos que supostamente transformavam as orelhas dele grandes e redondas em orelhas de raposa, raspe o cabelo da cauda dele e eles eram anéis. Faça o mesmo para a namorada dele (sem nome na época), e ela parecia-se exatamente como a Minnie. E eles também agiam como o Mickey e a Minnie faziam na época. E apesar dessa falta de originalidade, o Foxy foi a primeira personagem a originar-se na Warner Bros. (como) opõe-se a ser trazido de fora, como o Bosko)".

O Foxy foi a estrela dos primeiros desenhos animados da Merrie Melodies que o Rudolf Ising realizou para o produtor Leon Schlesinger (o Ising já havia ter ajudado o seu parceiro Hugh Harman a criar a outra série, intitulado Looney Tunes, com a personagem Bosko). A primeira aparição do Foxy no ecrã foi em agosto de 1931 no desenho animado chamado Lady, Play Your Mandolin! E nesta curta-metragem é ambientado no Faroeste e mostra-se o Foxy a desenvolver-se a afeição pela cantora de taverna que torna-se a sua namorada.

O Foxy e a namorada dele sem nome apareceram noutro desenho animado naquele mesmo ano: Smile, Darn Ya, Smile! (no dia 5 de setembro de 1931), um desenho animado musical ambientado num carrinho. O cenário tem algumas semelhanças com Trolley Troubles, um desenho animado do Oswald o Coelho Sortudo, de 1927, para o qual o Harman e o Ising contribuíram. E isto também marcou a primeira vez que o nome do Foxy foi mencionado.

No dia 3 de outubro de 1931, uma terceira curta-metragem chamado: One More Time, foi estreado. E neste desenho animado musical de polícias e ladrões tornou-se a última aparição do Foxy na série da Merrie Melodies e muitos acreditaram que a personagem foi morto na cena do fim, quando um corvo dá um tiro no Foxy nas costas dele depois que ele apanhou com sucesso uns bandidos de rua.

A carreira de filmes do Foxy terminou abruptamente com uma chamada do Walt Disney ao telefone, que pediu ao Rudolf Ising para não usar uma personagem tão visualmente parecido ao Mickey Mouse. E ele foi então substituído pelo Piggy, que apareceu nos dois desenhos animados seguintes da Merrie Melodies.

No final de cada curta-metragem, o Foxy espreitava por trás de um tambor onde lia-se "A MERRIE MELODY", e ele depois caminhava e dizia aos espectadores: "So long, folks!" (que significa: "Adeus, malta!"/ou "Até à vista, malta!"), enquanto ele levanta o braço, o que tornava-se a assinatura para os desenhos animados da Merrie Melodies até ao final de 1934.

Ao deixar a Warner Bros. dois anos depois, o Rudolf Ising assumiu os direitos do Foxy e as outras personagens que ele e/ou o Hugh Harman projetaram (incluindo o Piggy e o Goopy Geer). Embora a Harman-Ising finalmente tenha encontrado um outro distribuidor na Metro-Goldwyn-Mayer, e nenhuma das suas personagens da Warner Bros., além do Bosko, apareceram em mais desenhos animados de cinemas. E todas as três curtas-metragens do Foxy eventualmente entraram para o domínio público.

O Foxy apareceu junto com a namorada dele (batizada como "Roxy") e o esquecido antepassado da Warner Bros. o Goopy Geer em "Two-Tone Town", um episódio da série animada dos Tiny Toons, mostrado no dia 28 de setembro de 1992. E as raposas foram respectivamente dobradas por Rob Paulsen e por Desirée Goyette e foram redesenhados para o episódio. E os três vivem num mundo a preto-e-branco que foi visitado pelas estrelas da série, a Babs Bunny e o Buster Bunny. O Buster e a Babs, a sentirem pena dos veteranos a deixar no esquecimento, decidiram ajudar a trazer o Foxy, a Roxy e o Goopy Geer ao lado do Big Bee (baseado na abelha de You're Too Careless With Your Kisses!) de volta ao centro das atenções. Os esforços dos dois coelhos dão certo, mas resulta com o Buster e a Babs a aparecerem como convidados, e enquanto as personagens que eles ajudaram a tornarem-se as novas sensações da televisão. A aparência do Foxy neste episódio é parecido à sua versão do cinema, exceto que as orelhas em forma de lágrima foram substituídas por outras pontudas para fazê-lo a parecer mais uma raposa e menos como o Mickey. Além disso, os sapatos dele não têm perneiras.

Ver duas curtas-metragens do Foxy

Lady, Play Your Mandolin!
(legendado)

Smile, Darn Ya, Smile!
(legendado)

sexta-feira, 10 de maio de 2024

White Castle (restaurante)

A White Castle é uma cadeia norte-americana de restaurantes de fast food de hambúrgueres com 377 locais em 13 estados, que foi fundado no dia 13 de setembro de 1921, em Wichita, no Kansas, com a sua maior assistência no centro-oeste. A White Castle é normalmente considerado a primeira cadeia de hambúrgueres de fast food do mundo. E é também conhecido pelos seus hambúrgueres pequenos e quadrados chamados de "sliders". Os hambúrgueres inicialmente custavam ser cinco cêntimos até 1929 e ficaram por 10 cêntimos até 1949. Na década de 1940, a White Castle publicou alguns anúncios promocionais em jornais locais que incluiam cupões a oferecer cinco hambúrgueres por dez cêntimos, apenas para viajar.

No dia 14 de janeiro de 2014, a Time classificou o comando deslizante da White Castle como o hambúrguer mais influente de todos os tempos.

O logótipo da White Castle

domingo, 14 de abril de 2024

Coronel Sanders

Coronel Harland David Sanders (9 de setembro de 1890 — 16 de dezembro de 1980) foi um empresário americano, mais conhecido por fundar a cadeia de restaurantes de fast-food de frangos chamada Kentucky Fried Chicken (também conhecido como KFC) e mais tarde a atuar como o embaixador da marca da empresa e o símbolo. O seu nome e a sua imagem ainda são os símbolos da empresa.
O Sanders teve vários empregos na sua infância, como o foguista de locomotivas a vapor, um vendedor de seguros e um atendente de bomba de gasolina. Ele começou a vender frango frito no seu restaurante na beira da estrada em North Corbin, Kentucky, durante a Grande Depressão. E durante esse tempo, o Sanders desenvolveu a sua "receita secreta" e o sua maneira patenteada de cozinhar frango numa fritadeira de pressão. O Sanders reconheceu o potencial do conceito dos direitos do restaurante e o primeira direito da KFC foi aberto em South Salt Lake, Utah, em 1952. Quando o seu restaurante original fechou, ele dedicou-se em tempo integral a iníciar o seu frango frito em todo o país.
O rápido aumento da empresa nos Estados Unidos e no exterior tornou-se muito pesado para o Sanders. E em 1964, quando ele tinha 73 anos de idade, ele vendeu a empresa para um grupo de investidores liderado por John Y. Brown Jr. e Jack C. Massey por dois milhões de dólares (18,9 milhões de dólares em 2023). No entanto, ele manteve o comando das operações no Canadá e tornou-se um embaixador assalariado da marca Kentucky Fried Chicken. E nos seus últimos anos, ele tornou-se muito crítico em relação à comida servida pelos restaurantes da KFC, e ele acreditou que eles haviam ter cortado os custos e ter permitido o estrago da qualidade.
O Sanders foi diagnosticado com leucemia aguda em junho de 1980. Ele morreu de pneumonia no Hospital Judeu de Louisville seis meses depois, no dia 16 de dezembro, aos 90 anos de idade. O Sanders permaneceu ativo até um mês antes dele morrer, a aparecer no seu fato branco para o público. O corpo dele foi mostrado na rotunda do Capitólio do Estado de Kentucky em Frankfort depois de um funeral na Capela do Seminário Teológico Batista do Sul, que contou com a presença de mais de quinhentas pessoas. O corpo dele também seria mostrado num caixão aberto durante um serviço memorial realizado na matriz da KFC em Louisville; De mil a mil e duzentas pessoas compareceriam a este serviço. O Sanders foi enterrado no seu característico fato branco e gravata preta no Cemitério Cave Hill, em Louisville.
E a mulher dele, a Claudia, morreu no dia 31 de dezembro de 1996, aos 94 anos.
No tempo da morte do Sanders, havia por volta de seis mil lojas da KFC em 48 países no mundo inteiro, com dois bilhões de dólares em vendas anuais.

Coronel Sanders a dar um autógrafo para um fã em 1974.

Wendy's

Wendy's ou Wendy's Old Fashioned Hamburgers é uma cadeia de restaurantes dos Estados Unidos, fundado em 1969 em Columbus, no estado do Ohio, nos Estados Unidos, por Dave Thomas. E atualmente, a sua matriz encontra-se na cidade de Dublin, no Ohio.
Nota-se pela forma dos seus hambúrgueres, que são mostrados como a ser "à moda antiga".
E em Março de 2010, havia aproximadamente 6650 restaurantes da Wendy's no mundo inteiro.
E é a quarta maior cadeia de fast-food dos Estados Unidos, por trás da Burger King, da McDonald's e da Subway.

O restaurante da Wendy's em Dublin, Ohio

domingo, 17 de março de 2024

Pantry Panic

Pantry Panic é um filme de curta-metragem de animação americano, a ser o 3º da série do Pica-Pau. E foi produzido pela Walter Lantz Productions, distribuído pela Universal Pictures e estreou nos cinemas dos Estados Unidos no dia 24 de novembro de 1941.
Enquanto todos os pássaros da floresta estavam a migrarem para o Sul por causa do inverno, o Pica-Pau estava a preparar-se para nadar no rio. Ao perceber a migração, ele pergunta aos pássaros para onde eles vão, e eles explicam que estão a migrar para o Sul, porque o Professor Temporino Marmota (o meteorologista local) já havia ter anunciado que um grande frio ia aproximar-se da região. E entretanto, o Pica-Pau não se preocupava, pois ele não acreditava nas previsões do tempo.
Para dar a surpresa ao Pica-Pau, as previsões do tempo estavam certas, e um inverno severo aproximou-se da região. E o Pica-Pau não se preocupava novamente, porque ele tem a casa dele e uma mesa cheia de comida. Mas, um furacão de neve entra na casa dele e leva toda a comida dele embora, a não deixar uma migalha sequer.
E duas semanas depois, o Pica-Pau, ficou sem comer nada desde o incidente com o furacão, encontra-se de frente-à-frente com a "Fome" (imitado de uma maneira parecida à personificação da Morte).
Um mês depois, um gato esfomeado aparece em frente à casa do Pica-Pau, e planeia a comer um pássaro. O Pica-Pau, sem comer nada durante um mês, quando vê o gato, ele planeia a comê-lo também, e quando os dois encontram-se e começam uma luta para ver quem é que consegue matar o outro primeiro.
Depois de alguns minutos de batalha, um grande alce aparece na porta da casa. E quando o Pica-Pau e o gato vêem o animal, eles mataram o alce imediatamente e o comem inteiro. E sentados ao lado dos ossos do alce, os dois aparecem estar satisfeitos. Entretanto, o gato olha para o Pica-Pau e diz: "Isto estava delicioso! Mas sabes, que eu ainda estou com fome!", e o Pica-Pau responde ao gato: "Ah, sim? Eu também!". E os dois agarram as suas facas, a terminar o desenho animado com os dois ainda com fome, a tentarem matarem-se novamente.
Pantry Panic é o 3º desenho animado na série dos desenhos animados do Pica-Pau, e portanto é a 4º aparição da personagem.
E atualmente, Pantry Panic é o único desenho animado do Pica-Pau que está no domínio público. Portanto, isto pode ser distribuído de grátis, e pode ser baixado na internet e ser visto no YouTube.

Ver o desenho animado completo
Pantry Panic
(em português)