sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Gato Félix

 

O Gato Félix (em inglês: Felix the Caté uma personagem de desenhos animados, criado na época dos filmes mudos. O seu corpo preto, olhos brancos e a sua risada característica, são combinados com o surrealismo das situações criadas nos desenhos animados, fazem a personagem um dos mais conhecidos do mundo. Foi a primeira personagem de desenho animado popular ao ponto de, por si só, atrair o público.

O Félix foi criado pelos desenhadores Pat Sullivan e Otto Messmer em 1919 na época dos filmes mudos.

No final da década de 1920, com a chegada dos desenhos animados sonoros, o sucesso do Félix estava diminuir. As novas curtas-metragens do Mickey Mouse da Disney fizeram com que os filmes mudos de Sullivan e Messmer, que até então não estavam dispostos a mudar para a produção sonora, pareciam antiquados. Em 1929, o Sullivan decidiu fazer a transição e começou a distribuir os desenhos animados sonoros do Félix através da Copley Pictures. O som do Félix provou a ser um fracasso e a operação terminou em 1932. O Félix viu uma breve restauração de três curtas-metragens em 1936 pela Van Beuren Studios.

Os desenhos animados do Félix começaram a ser exibidos na televisão americana em 1953. O Joe Oriolo apresentou uma versão redesenhada do Félix, ele adicionou novas personagens e deu ao Félix uma "bolsa mágica" que ele poderia assumir uma infinita variedade de formas ao pedido de Félix. O gato já atuou noutros programas de televisão e em duas longas-metragens. A partir de 2010, o Félix é separado numa variedade de produtos, de roupas a brinquedos. O filho de Joe, o Don, assumiu a supervisão criativa do Gato Félix.

Em 2002, a revista TV Guide marcou o Gato Félix como o vigésimo oitavo na lista dos "50 Maiores Personagens de desenhos animados de todos os tempos".

Em 2014, os direitos da personagem pertenciam ao filho de Joe Oriolo, o Don Oriolo. Eles foram depois compados pela DreamWorks Animation, que agora faz parte da divisão NBCUniversal da Comcast.

Sem comentários: