sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Oliver Hardy

 

O Oliver Hardynome artístico de Norvell Hardy (Harlem, 18 de janeiro de 1892 – Los Angeles, 7 de agosto de 1957), foi um ator e comediante americano que criou, ao lado do britânico Stan Laurel, a famosa dupla O Bucha e Estica, que atuou desde a época do cinema mudo até a sua morte em 1957.

Juntos, os amigos Hardy e o Laurel atuaram em 107 curtas e longas-metragens, além das participações especiais nas outras produções. O seu primeiro filme foi Outwitting Dad, de 1914. Na maioria dos seus filmes mudos antes de juntar-se ao produtor Hal Roach, ele era escrito nos créditos como Babe Hardy.

Ele depois trabalhou em The Lucky Dog, produzido por G.M. (“Broncho Billy”) Anderson e protagonizado pelo um jovem ator britânico chamado Stan Laurel. E foi a primeira vez que o Bucha e Estica trabalharam juntos.

Em 1924, o Hardy começou a trabalhar para a Hal Roach Studios com os filmes da série Our Gang e com o Charley Chase. Em 1925, ele fez o filme Yes, Yes, Nanette!, protagonizado por James Finlayson, em que ele mais tarde fazia muitos papéis característicos nos filmes do Bucha e Estica. O filme foi realizado por Stan Laurel.

Depois em 1926, o Bucha e Estica apareceram num mesmo filme, 45 Minutes from Hollywood, a interagirem em algumas cenas.

Em 1927, o Bucha e Estica apareceram juntos em Slipping Wives, Duck Soup e With Love and Hisses. O realizador supervisor da Hal Roach Studios, o Leo McCarey, observou numa apresentação à reação do palco, e começou a pô-los juntos, a criar assim mais a famosa dupla de humoristas da história do cinema.

Em 1949, John Wayne, o amigo do Hardy, convidou-o para participar no filme The Fighting Kentuckian; inicialmente, o Hardy aceitou. Depois, o Frank Capra convidou-o para o filme Riding High, e com o Bing Crosby, em 1950.

Depois, a dupla fizeram filmes para a 20th Century Fox, a MGM e finalmente fizeram o filme “Atoll K”, para as produtoras europeias, em 1950, a encerrar a carreira deles.

Em maio de 1954, o Hardy teve um enfarte agudo do miocárdio; em 1955, a dupla foi contratada, juntamente com o Hal Roach, Jr., para fazer uma série de televisão baseada na fábula da Mãe Ganso, para se chamar Laurel and Hardy's Fabulous Fables, mas desta vez foi o Laurel, que sofreu um AVC, com uma lenta recuparação. O Hardy teve um AVC no dia 15 de setembro de 1956, ficando paralisado e acamado por vários meses, sem falar e sem mexer.

No dia 7 de agosto de 1957, o Oliver Hardy morreu, aos 65 anos. Muito abatido e inconformado com a morte do melhor amigo, o Stan Laurel não teve estrutura emocional para comparecer ao seu funeral, a dizer "Babe Would Understand" (O Babe Compreendesse). O Stan nunca mais atuou em nenhum filme ou mesmo episódio de série depois da morte do Oliver. E disse que não suportava entrar num cenário de filmagem a saber que nunca mais veria o seu amigo de mais de três décadas no ambiente onde atuaram juntos por tantos anos. Ele, assim, passou a apenas a escrever roteiros para as comédias, sem mais voltar a aparecer diante nas câmeras. Os amigos mais próximos confirmaram que o Stan ficava totalmente ferido depois da morte do Oliver, sem mais ter se recuperado.

Ele encontra-se enterrado no Valhalla Memorial Park Cemetery.

Sem comentários: