sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Stan Laurel

 

O Stan Laurelcujo nome de batismo é Arthur Stanley Jefferson (Ulverston, 16 de junho de 1890 — Santa Mônica, 23 de fevereiro de 1965), foi um ator cómico, escritor e realizador inglês. Ele tornou-se famoso principalmente pelo seu trabalho com o Oliver Hardy, com o qual formou a dupla cómica Bucha e Estica.

A partir de 1926, o Laurel passou a trabalhar definitivamente com o Hal Roach, como “gagman” e realizador. Em 1927, na Hal Roach Studios, o Stan trabalhou em “Slipping Wives”, ao lado do Oliver Hardy, a ser a sua primeira vez intencionalmente juntos. O realizador supervisor da Hal Roach Studios, o Leo McCarey, observou numa apresentação á reação da audiência, e começou a pô-los juntos, a criar assim mais uma famosa dupla de humoristas na história do cinema. A partir daí, os dois foram destacar-se e a dupla “Bucha e Estica” foi constituir-se, com a estreia oficial em 1927, com a curta-metragem “Putting Pants on Philip”.

Depois a dupla fizeram filmes para a 20th Century Fox, a MGM e finalmente fizeram “Atoll K”, para as produtoras europeias, em 1950, a encerrarem a carreira deles.

Ao todo, fizeram cerca de 106 filmes juntos, sendo 40 curta-metragens sonoros, 32 curta-metragens no cinema-mudo, 23 longa-metragens, e 11 filmes como convidados. O Stan esteve envolvido, no total, em cerca de 190 filmes.

O Stan Laurel viveu nos seus últimos anos num apartamento no Oceana Hotel, em Santa Mónica. O Jerry Lewis era um dos muitos comediantes que o visitavam, a aproveitar as suas sugestões para a produção de The Bellboy (1960). O Stan nunca mais atuou em nenhum filme depois da morte do Oliver Hardy. E dizia que ele não suportava entrar num cenário de filmagem e não encontrar mais o seu amigo de mais de três décadas.

Ele morreu no dia 23 de fevereiro de 1965 de um ataque cardíaco, aos 74 anos. O corpo dele está enterrado no Forest Lawn Memorial Park, em Los Angeles.

Sem comentários: