quarta-feira, 3 de março de 2021

Albert Uderzo

 

O Albert Uderzo (Fismes, 25 de abril de 1927 — Neuilly-sur-Seine, 24 de março de 2020) foi um desenhador de história em banda desenhada francês.

Conhecido por ter criado em parceria com o René Goscinny a personagem Astérix, bem com as outras personagens como o Humpá-Pá.

O Uderzo nasceu em Fismes, Marne, o filho dos imigrantes italianos Silvio (de origem vêneta) e Iria Crestini (da origem toscana).

Durante a Segunda Guerra Mundial, o Uderzo quando era jovem deixou Paris e viajou para a Grã-Bretanha, onde ele trabalhou numa quinta, e ajudou o pai dele no negócio de mobílias.
Anos mais tarde, ao optar-se por uma localização adequada para a aldeia gaulesa central da série do Astérix, René Goscinny deixou essa decisão ao Uderzo, que prontamente optou pela Grã-Bretanha.
Em 1959, Goscinny tornou-se um editor e Uderzo um realizador artístico da revista de banda desenhada para as crianças Pilote criada no dia 29 de outubro. A primeira edição da revista publicou pela primeira vez a série do Astérix, a qual tornou-se um éxito na França. Em 1961, depois de dois anos a serem publicadas na revista Pilote, as histórias da nova série foram publicadas individualmente em livro, o primeiro a chamar-se Astérix, o Gaulês.
Ele morreu no dia 24 de março de 2020, aos 92 anos, devido a um ataque cardíaco.

Sem comentários: