quarta-feira, 3 de março de 2021

Batatoon

 

Batatoon foi um programa infantil transmitido pela TVI, numa produção da Miragem, a partir de novembro de 1998.

O palhaço "Batatinha" e o seu amigo "Companhia" fizeram a alegria de muitas crianças na TVI, de 1998 até 2002, inicialmente com o programa "Vamos ao Circo". Algum tempo antes tinham trabalhado juntos no programa infantil "Circo Alegria" da RTP. O sucesso do "Batatoon" criou um elevado volume de vendas de merchandising (megasketchers; bóias; estojos; colchões de praia; babetes; bonés; lancheiras; barcos; a Revista Batatoon, CDs de música infantil, etc.).

Dizem que o programa foi suspenso devido a um problema pessoal entre a dupla de atores que interpretavam os palhaços que animavam o programa, no entanto ainda não foram mostradas as provas. Dizem que o que aconteceu na emissão do dia 15 de março de 2002, foi que os dois se zangaram em direto durante uma emissão do programa e, que se agrediram física e verbalmente, tendo esta situação sido captada pelas câmaras. A emissão foi imediatamente cortada e o programa acabou por ser retirado do ar por um período de quatro anos.

No entanto, o palhaço Companhia afirma que o problema foi com a produção do programa, e como não houve um novo acordo, ele saiu. Diz que a emissão do dia 15 de março de 2002 correu normalmente e que a notícia só saiu nos jornais na segunda-feira seguinte, dia 18 de março de 2002. Afirma também que foi uma pena não ter havido um acordo com a produção, porque todos tiveram pena de que o programa tivesse acabado. Diz que um dia tanto ele como o Batatinha esperam regressar aos grandes ecrãs, mas que pode ser difícil.

O programa regressou à antena da TVI, no dia 23 de julho de 2006, passando a semanal e a ser transmitido somente aos domingos das 7h às 10h da manhã.

O programa terminou ao fim de algumas edições devido à falta de audiências. O mesmo aconteceu à Revista Batatoon que terminou na edição nº 147.

A marca Batatoon passou a denominar um circo de atrações, cujo anfitrião continua a ser António Branco, o "Batatinha".

Sem comentários: