quarta-feira, 17 de março de 2021

Os Jetsons

 

Os Jetsons (em inglês: The Jetsons) é uma série de televisão produzido pela Hanna-Barbera, exibido originalmente entre 1962 e 1963. Mais tarde a série foi relançada com novos episódios produzidos entre 1985 e 1987, que fazia parte do programa The Funtastic World of Hanna-BarberaA série apresentou no imaginário da maioria das pessoas que seria o futuro da Humanidade: carros voadores, cidades suspensas, trabalho automatizado, toda sorte de aparelhos eletrodomésticos e de divertimentos, robôs como empregados, e tudo que dá para imaginar-se do futuro. Esta foi com certeza a terceira série mais popular da Hanna-Barbera só a perder para os Flinstones e a mais tradicional série da dupla do Tom e Jerry. Enquanto os Flintstones viviam num mundo com máquinas tensionadas por aves e dinossauros e os Jetsons eram uma família do ano 2062 que conviviam com um grande avanço tecnológico.

A série original teve 24 episódios transmitidos nas noites de domingo no canal ABC. A primeira série estreou no dia 23 de setembro de 1962 até ao dia 22 de setembro de 1963. Foi o primeiro programa transmitido colorido pela ABC-TV (Apenas um punhado de estações da ABC-TV tinha capacidade de transmissão colorida no início da década de 60).

Os Jetsons são uma residente família em Orbit City. A arquitetura da cidade segue o estilo de Googie, com todas as casas e empresas suspensas sobre o chão e com colunas ajustáveis. O George Jetson mora com a família num apartamento panorâmico: a sua esposa Jane é a dona da casa e eles tem dois filhos: a adolescente Judy que muitas vezes a Escola Secundária de Orbit, e o menino de seis anos de idade Elroy, que estuda na Little Dipper School. A empregada doméstica é uma robô chamada Rosie, que cuida da limpeza e outras tarefas que habitualmente são feitas a partir dos controlos em botões incontáveis. A família tem um cão chamado Astro, com um sotaque que muda as consoantes das palavras para som de "R", como um grunhido.

George Jetson é um empregado típico da sua época: a sua viagem é reduzida (1 hora por dia, 2 dias por semana). O seu chefe chama-se Cosmo Spacely, o pequenote e o irritado proprietário da Spacely Space Sprockets. O Spacely tem um concorrente, Sr. Cogswell, o proprietário da companhia rival Cogswell Cogs (às vezes é referida como Cosmic Cogs). O Jetson vai ao trabalho num carro aéreo (que lembra-se num disco voador com uma bolha transparente ligada). A vida é bastante preguiçosa e com muito prazer, ajudado por numerosos aparelhos que às vezes dão defeito com resultados humorísticos. Apesar disso, todos reclamam da sucção do trabalho e dificuldades em viver com algumas inconveniências que permaneceram.

Sem comentários: