quarta-feira, 3 de março de 2021

Astérix

 

Astérix é uma série de banda desenhada aos quadradinhos criada na França por Albert Uderzo e René Goscinny no ano de 1959, baseado no povo gaulês e em grande parte no tempo do seu grande chefe guerreiro Vercingetorix. Depois do falecimento de Goscinny em 1977, o Uderzo prosseguiu o trabalho.

As primeiras publicações surgiram na revista Pilote, logo no primeiro número no dia 29 de outubro de 1959. O primeiro livro Astérix o Gaulês foi editado em 1961, a partir do qual começaram a ser publicados anualmente.

As histórias do Astérix foram traduzidas até ao momento para 83 línguas e 29 dialetos, incluindo o português e o mirandês, a ser muito conhecidas na Europa, no Canadá, na Austrália, na Nova Zelândia, na América Latina, na África e na Ásia. No entanto ainda não são tão conhecidas nos Estados Unidos e no Japão. Já foram lançados 35 álbuns que venderam 350 milhões exemplares no mundo inteiro, um dos quais é uma compilação de histórias curtas. O Astérix também inspirou 13 adaptações para o cinema (9 de animação e 4 de imagem real), jogos, brinquedos e um parque de diversão.

O Albert Uderzo anunciou a reformação dele no final de setembro de 2010 aos 84 anos, depois de atingir a marca histórica de 350 milhões de unidades vendidas no mundo inteiro em diversas línguas.

Em 2013, dois anos depois do Albert Uderzo anunciar a reformação dele, foi lançado o primeiro álbum por outros artistas, Astérix entre os Pictos, de Jean-Yves Ferri e Didier Conrad.

Em outubro de 2015, a dupla publicou um novo álbum, O Papiro de César e o volume 37, Astérix e a Transitálica, foi publicado no dia 19 de outubro de 2017. No dia 24 de outubro de 2019, foi publicado o volume 38, A Filha de Vercingétorix.

Em abril de 2020, foi anunciado um novo álbum ilustrado, baseado num álbum de áudio produzido por Goscinny e Uderzo.

O Astérix vive com os seus amigos numa pequena aldeia gaulesa situada numa península na Armórica, ao norte da antiga Gália. Para resistir ao domínio romano, os aldeões contam com a ajuda de uma poção mágica que lhes dá uma força sobre-humana, preparada pelo druida Panoramix. O poder da poção é temporário. A exceção é o Obélix, que por ter caído de acidente dentro num caldeirão cheio da poção quando ainda era um bebé, e daí adquiriu permanentemente à superforça.

Sem comentários: