segunda-feira, 1 de novembro de 2021

Carl Barks

 

O Carl Barks (Merrill, Oregon, 27 de março de 1901 — Grants Pass, 25 de agosto de 2000) foi um ilustrador dos estúdios da Disney e criador de histórias aos quadradinhos, responsável pela criação da Patolândia e muitos dos seus habitantes: o Tio Patinhas (1947), o Gastão (1948), os Irmãos Metralha (1951), o Professor Pardal (1952) e a Maga Patalójika (1961), entre outros. A qualidade dos seus roteiros e dos desenhos rendeu-lhe os apelidos O Homem dos Patos e O Bom Artista dos Patos. O autor dos quadradinhos Will Eisner chamou-o de "Hans Christian Andersen dos quadradinhos".

Em 1935, Barks começou como um animador, roteirista e realizador de criação nos Estúdios da Disney, onde ele chegou a construir consistente fama. Apesar de trabalhar basicamente com os desenhos animados do Pato Donald, ele cuidou das duas sequências do filme Bambi e foi intercalador num desenho do Mickey.

Além das personagens da Disney, o Barks ilustrou outras personagens originarias noutras curtas-metragens de animação: o Urso Barney e o Droopy da MGM, o Andy Panda da Walter Lantz e o Porky Pig e o Bugs Bunny da Warner Bros.

No dia 31 de maio de 1994, quando ele já tinha 93 anos, o Carl Barks foi pela primeira vez à Europa, num verdadeiro passeio por 11 países, que incluiu uma parada num carro aberto a sessões de autógrafos e reuniões com autoridades e artistas locais.

Em julho de 1999, ele foi diagnosticado com leucemia linfocítica crónica, uma forma de cancro devido dos glóbulos brancos no tutano cheio de ossos fósseis, para o qual ele recebeu quimioterapia oral. Ele morreu no dia 25 de agosto de 2000 aos 99 anos.

Sem comentários: