sábado, 27 de novembro de 2021

Mário Monjardim

 

O Mário Monjardim Filho (Vitória, 16 de janeiro de 1935 - Rio de Janeiro, 30 de julho de 2021) foi um ator, dobrador e realizador da dobragem brasileira, mais conhecido por fazer as vozes do Bugs Bunny dos Looney Tunes e do Shaggy Rogers do Scooby-Doo em português do Brasil. Ele era o pai do Júlio Monjardim.

O Mário Monjardim Filho nasceu no dia 16 de janeiro de 1935, na cidade de Vitória, Espírito Santo. Ele foi casado com a Zoraida Barreto e depois foi casado com a Branca Monjardim. Ele era o pai de cinco filhos: o Marcus, o André, o Júlio, a Leyla e o Mario.

Ele começou a sua carreira em 1954 na Rádio Vitória, aprovado pelo realizador José Américo.

Em 1958, ele foi para o Rio de Janeiro para trabalhar na Radio Nacional, pelo convite de José Américo que havia ter-se transferido para lá. O Mário ficou na empresa até 1965.

Na televisão, ele entrou no começo da Rede Globo pelas mãos do realizador Graça Melo, e foi um dos pioneiros da empresa, ele participou entre outros de séries como a primeira versão de Carga Pesada, e os programas humorísticos do Chico Anysio Show e Os Trapalhões, todos os três na década de 1980.

Na dobragem, ele entrou em 1958 na Herbert Richers, quando havia ter acabado de chegar no Rio de Janeiro. Nos anos de 1960, ele trabalhou na ZIV, na Rio Som, na Cine Castro, na TV Cinesom, e na Dublasom Guanabara.

Já nos anos de 2000, além da Herbert Richers, e da Delart, ele também atuou na Wan Macher, e na Cinevideo. Nos anos de 2010, ele atuou na Delart, com alguns trabalhos na Audiocorp, e na Áudio News, até afastar-se da dobragem em fevereiro de 2017, quando ele sofreu um AVC. Ele morreu no dia 30 de julho de 2021, devido às complicações do seu AVC em 2017.

Sem comentários: