segunda-feira, 1 de novembro de 2021

Escoteiros-Mirins

 No universo da Patolândia, os Escoteiros-Mirins (Junior Woodchucks no original) são uma organização de jovens (à semelhança dos Escoteiros de verdade) à qual pertencem o Huguinho, Zezinho e Luisinho, os sobrinhos do Pato Donald. Os Escoteiros-Mirins foram criados por Carl Barks em 1951, estreados na história “St. Bernhard Operation” (Walt Disney's Comics and Stories nº 125). Na maioria das histórias a organização é formada só com meninos, mas em algumas histórias também aparece um grupo rival formado por meninas, destacadamente a Lalá, Lelé e Lili, as sobrinhas da Margarida, a contrariar aos sobrinhos trigêmeos do Donald.

Huguinho, Zezinho e Luisinho sempre carregam consigo um exemplar do Manual do Escoteiro-Mirim, um guia repleto de informações detalhadas e pertinentes sobre qualquer país ou situação em que o Donald e os meninos encontrarem-se. A sua profundidade da cobertura é notável, considerando a ser um livro tão pequeno.

Manual foi a inspiração para várias publicações da Disney pelo mundo inteiro, com dicas, conselhos, cultura geral e fatos curiosos sobre a natureza e a vida em geral. No Brasil, começando pelo Manual do Escoteiro-Mirim original (1971), foram publicados em várias séries e formatos pela Editora Abril.

O Don Rosa escreveu e desenhou uma história em que mostrou como o Manual evoluiu da biblioteca de Alexandria.

Sem comentários: