domingo, 14 de novembro de 2021

Hold That Lion!

Hold That Lion! é um filme curto americano de 1947, realizado por Jules White. É o 100º filme de um total de 190 séries de filmes curtos dos Três Estarolas produzidas pela Columbia Pictures entre 1934 e 1959.
Os Três Estarolas (Moe, Larry e Shemp) são os únicos herdeiros de uma grande herança, mas o dinheiro está nas mãos de um corretor secreto chamado Icabod Slipp (interpretado por Kenneth MacDonald). Um dos Estarolas enfrentam o Slipp no escritório dele. Ele, pela sua vez, culpa o Larry, o Moe e o Shemp por serem os ladrões e em seguida, foge com sucesso do seu escritório com o dinheiro.
Os Três Estarolas seguem o Slipp a bordo num comboio. Para evitar que o condutor os expulsem para fora do comboio por não terem bilhetes, eles escondem-se numa caixa grande no vagão de bagagem. Um leão também está na caixa e os Estarolas fogem, a esconderem-se numa cama de sono. O Moe põe o pé dele para fora através da cortina e o leão lambe o pé do Moe e depois, sobe na cabine. Depois de discutirem, uns com os outros, os Três Estarolas fogem novamente, depois de puxarem para baixo todas as cortinas das cabines e assim, acordaram os outros passageiros.
Na confusão, os Estarolas encontram o Slipp e vão atrás dele. Eles o seguem até ao vagão de bagagem e finalmente o apanharam, e assim recuperaram a sua herança.
Hold That Lion! foi filmado entre 28-31 de janeiro de 1947, a ser o primeiro filme produzido depois do ano novo. O filme estreou a versão final de "Three Blind Mice" como o tema músical dos Três Estarolas. Isto seria uma versão atualizada, mais rápida e organizada por Spud Murphy (no tempo do Curly apresentava outra versão musicada, a facilitar assim, a diferenciação entre as duas eras). Esta versão seria usado até ao final dos lançamentos dos Três Estarolas em 1959. Apesar de Hold That Lion! seja o terceiro filme estreado com o Shemp depois do seu regresso, foi filmado depois de Squareheads of the Round Table e The Hot Scots, a ser que os dois ainda utilizavam a versão "sliding strings" de "Three Blind Mice", assim como no Fright Night, Out West e nas últimas 12 curtas-metragens protagonizadas por Curly.
O nome do filme é uma paródia da palavra usada no futebol americano: "Hold that line!"
O nome do Icabod Slipp aparece na porta como "I. Slipp". Isto é uma paródia de Long Island, a cidade de Islip, em Nova Iorque.
O Shemp Howard (um ator americano que tinha muitas fobias) teria tido tanto medo do leão, que insistiu que uma placa de vidro fosse colocada entre ele e o animal, enquanto filmavam a cena na caixa, e assim, o reflexo dos Estarolas no vidro podia ser visto, com eles a sairem rapidamente da caixa. Aparentemente, mas, a Columbia Pictures conseguiu ter um leão que estava nos seus últimos dias. O Emil Sitka, comentou mais tarde que o bichinho estava "tão doente, que adormecia no meio de um take".
Hold That Lion! mostrou uma pequena aparição do ex-Estarola, Curly Howard, o irmão mais novo do Shemp e do Moe. Ele aparece como um passageiro a ressonar enquanto os Estarolas pensavam que ele fosse o Icabod Slipp, o homem que eles estavam à procura. Isto foi o único filme que mostrou os três irmãos Howard - Moe, Curly e Shemp - no mesmo filme e com todos os membros dos Três Estarolas (The Three Stooges), incluindo o Larry. O filme também marcou a primeira vez que o Curly foi mostrado com a cabeça cheia de cabelos e com a sua nova aparência, depois de ter sofrido um AVC que o forçou a encerrar a carreira dele.
O realizador Jules White lembrou e disse: "O Curly estava a visitar o conjunto, isso foi algum tempo depois do seu AVC. Aparentemente, ele veio sozinho desde que eu não vi uma enfermeira com ele. Ele estava sentado, a ler um jornal. Quando eu entrei, o jornal que ele tinha na frente da sua cara desceu e ele comprimentou-me. Eu pensei que seria engraçado a usá-lo um pouco na cena e ele estava contente em fazer."
Hold That Lion! foi refilmado para os outros filmes reciclados pós-1953. Os três filmes utilizaram a metragem deste filme curto:
O primeiro foi Booty and the Beast que reaproveitou a segunda metade de Hold That Lion!, incluindo a cena do Curly.
O segundo foi Loose Loot que reaproveitou a primeira metade da curta-metragem.
O último foi Tricky Dicks, que apanhou um único segmento de Hold That Lion! não antes utilizado: a cena do gabinete do arquivamento.
Devido a esta prática bem sucedido, o realizador Jules White começou a utilizar esta "técnica" de refilmagem nos filmes inteiros, como uma estratégia de redução de custos para o restante das curtas-metragens dos Três Estarolas.

Um excerto do filme curto
Hold That Lion!

Sem comentários: