sábado, 12 de junho de 2021

Curly Howard

 

O Curly Howardnascido como Jerome Lester Horwitz (Nova Iorque, 22 de outubro de 1903 — São Gabriel, 18 de janeiro de 1952), foi um ator e comediante americano, membro do grupo cómico Os Três Estarolas, junto com os seus irmãos mais velhos Moe Howard e Shemp Howard, e o ator Larry Fine. Para muitos críticos e fãs dos Três Estarolas, Curly foi o membro mais engraçado e conhecido que destacou-se no grupo.

Com a passar dos anos, os irmãos Moe e Shemp juntaram-se a Larry Fine como parte do programa do Ted Healy e começaram a fazer sucesso com o número Ted Healy and his Stooges. Logo, o grupo conseguiu um contrato com a Fox Filmes - percursora da 20th Century Fox e realizaram o seu primeiro filme: Soup to Nuts (1930). O Shemp, no entanto, não aguentava o comportamento agressivo e o alcoolismo de Healy e abandonou o grupo, a ser contratado, quase que imediatamente pelo estúdio Vitaphone e a seguir a carreira solo dele.

Em 1934, o trio assinou um complexo contrato com a Columbia Pictures, onde foram as estrelas nas suas famosas curtas-metragens. Os Três Estarolas logo tornaram-se uma das atrações mais conhecidas do estúdio e atingiram a sua altura nos anos 30 e anos 40. A combinação de Moe, Larry e Curly durou 12 anos e na opinião da maioria de fãs e críticos, foi mantida com a melhor formação do grupo, a produzir os melhores trabalhos, com roteiros mais fortes e situações mais hilariantes.

No início de 1946, a voz do Curly tornou-se ainda mais grossa do que antes e era cada vez mais difícil para ele, a lembrar-se dos diálogos mais simples. Tinha perdido uma quantidade considerável de peso e estava cada vez mais fraco. Além disso, começaram a surgir rugas no seu rosto. Com poucas exceções, as últimas 12 curtas-metragens em que o Curly apareceu (de um total de 97) foram consideradas as piores da brilhante carreira dele iniciada em 1932, a serem muito irregulares e sem a mesma energia de como antes.

O filme curto Half-Wits Holiday (remake de Hoi Polloi de 1935) estreado em 1947, marcou a última aparição de Curly como um membro oficial dos Três Estarolas. Durante as filmagens, no dia 6 de maio de 1946, Curly sofreu um AVC grave enquanto estava sentado na cadeira do realizador Jules White, a esperar para filmar a última cena do dia. Quando o Curly foi chamado para subir ao palco, ele não respondeu. O Moe foi procurar o seu irmão: ele encontrou o Curly com a cabeça caída no peito. Moe mais tarde lembrou que a boca dele estava distorcida e ele era incapaz de falar. O Curly conseguiu apenas chorar. Moe calmamente alertou o White sobre o ocorrido e este último, iria reescrever a cena rapidamente, a dividir a ação entre o Moe e o Larry, enquanto o Curly era levado depressa para o hospital. Moe partiu imediatamente atrás do Curly depois da filmagem. Curly passou várias semanas na Motion Picture and Television Country House and Hospital em Woodland Hills, Califórnia, antes de regressar a casa, para uma maior recuperação.

O Curly havia ter sido recuperado um pouco em 1947 e estava a convalescer. Com os cabelos crescidos, e fez uma breve e pequena aparição como um passageiro no comboio a dormir no terceiro filme depois do regresso do seu irmão Shemp, no filme curto Hold That Lion! (1947). Foi o único filme em que apresentou o Larry Fine e os três irmãos Howard - Moe, Shemp e Curly - simultaneamente.

O Curly ainda filmou uma segunda pequena aparição como um cozinheiro irritado, dois anos depois, para a curta-metragem Malice in the Palace (1949), mas devido à sua doença, a atuação dele não foi considerada suficiente boa e as cenas dele foram cortadas. Existe uma fotografia dessa cena excluída, a mostrar o Curly novamente junto com o Shemp, o Moe e o Larry.

Ele morreu no dia 18 de janeiro de 1952 aos 48 anos de idade.

Sem comentários: