sábado, 12 de junho de 2021

Joe Besser

 

O Joe Besser (St. Louis, 12 de agosto de 1907 — Los Angeles, 1 de março de 1988) foi um ator, dobrador, comediante e músico americano, conhecido pelo seu humor de estarola e de personagens cobardes. É mais conhecido pela sua breve aparição como um membro dos Três Estarolas nas últimas curtas-metragens do grupo com a Columbia Pictures de 1957-1959. O Joe também é lembrado pelos seus papeis na televisão: Stinky no The Abbott and Costello Show e Jillson, na série de Joey Bishop.

Depois da morte do Shemp Howard em 1955, surgiram muitas dúvidas para Os Três Estarolas ficarem no ar. O Moe Howard sugeriu que ele e o seu parceiro Larry Fine, continuassem a trabalhar como "Os Dois Estarolas". O chefe do estúdio, o Harry Cohn, rejeitou a proposta. Apesar do Moe ter o consentimento válido para permitir que novos membros participassem no grupo, os executivos da Columbia Pictures é que teriam a palavra final sobre qualquer ator que aparecesse nos filmes do estúdio e eles insistiram em chamar o Joe Besser, que já era um artista contratado na empresa. Na época, o Joe era um dos poucos comediantes que ainda atuavam em curtas-metragens de comédia no estúdio. Ele renegociou com sucesso o contrato dele e recebeu o mesmo salário que ganhava com longas-metragens, que era mais do que os outros Estarolas ganhavam.

De acordo com a autobiografia do Joe, Once a Stooge, Always a Stooge, ele contou ter dado as condolências para o Moe pela morte do Shemp. O Joe e o Shemp tinham sido bons amigos e os dois atuaram juntos no filme Africa Screams (1949) da dupla comediante Abbott e Costello.

Ele também fazia a voz de Babu nos desenhos animados da Jeannie.

Ele morreu no dia 1 de março de 1988 aos 80 anos de idade, e a mulher dele, Erna morreu no dia 1 de julho de 1989, de um ataque cardíaco aos 89 anos.

Sem comentários: