sexta-feira, 18 de junho de 2021

Mel Blanc

O Melvin Jerome "Mel" Blanc (São Francisco, 30 de maio de 1908 — Los Angeles, 10 de julho de 1989) foi um dobrador americano.

Ele foi associado da Ordem DeMolay. Ele ganhou a fama de fazer as vozes de personagens de desenhos animados. Ele iniciou a sua carreira em participações sem ter o seu nome nos créditos dos desenhos animados da Warner Bros. em 1937 como Porky's Road Race, depois fez as vozes do Porky Pig e do Daffy Duck no desenho animado Porky's Duck Hunt. Depois do sucesso, ele passou a dar as vozes a maioria das personagens da turma do Bugs Bunny, incluindo ele próprio pelos próximos cinquenta anos.

O Blanc também fez as vozes do Pica-Pau, de Walter Lantz, em três desenhos animados em 1940, (do qual, a risada é a original do Happy Rabbit, a personagem que torna-se o Bugs Bunny) e gravou efeitos sonoros (soluços) para o gato Gideon no filme Pinóquio da Walt Disney. O Blanc só começou a ter o nome dele nos créditos nas curtas-metragens dos Looney Tunes quando assinou um contrato de exclusivo com a Warner Bros., e por causa disso não podia continuar a trabalhar para a Walter Lantz e com a Disney.

Durante as décadas de 60 e 70, Mel Blanc também mostrou o seu talento em episódios dos desenhos animados do Scooby-Doo, Os Flintstones, Os Jetsons, A Pantera Cor-de-Rosa e na série de Tom e Jerry, onde ele fez a voz do Tom na altura em que o Chuck Jones estava na produção da série.

As últimas participações que ele fez foram em 1989, a dar as vozes ao Bugs Bunny e ao Daffy Duck, no especial dos 50 anos da Hanna-Barbera, e em 1990 como o Cosmo Spacely, em Jetsons: O Filme.

No dia 19 de maio de 1989, Mel Blanc foi internado no hospital Cedars-Sinai Medical Center pela sua família quando notaram que ele teve uma crise de tosse durante a filmagem de um anúncio. A saúde do Blanc piorou e os médicos descobriram que ele tinha uma doença arterial coronária em estado avançado.

Ele morreu no dia 10 de julho de 1989 no mesmo hospital em que ele foi internado, em Los Angeles, aos 81 anos de idade. O Mel Blanc está enterrado no cemitério Hollywood Forever o cemitério das celebridades". Na sua pedra de túmulo está escrito "Mel Blanc Man of 1000 voices" por causa dos seus vários trabalhos de dobragem.

Sem comentários: