sábado, 12 de junho de 2021

Ted Healy

 

O Ted Healy, nascido como Charles Ernest Lee Nash (1 de outubro de 1896 — 21 de Dezembro de 1937) foi um ator e comediante americano. Ele foi o primeiro chefe dos Três Estarolas, o famoso grupo de humor americano, mas também teve uma carreira bem sucedida.

O Healy teve a primeira caricatura desenhada por Alex Gard para decorar as paredes de Sardi's, um famoso restaurante localizado em Nova Iorque.

Quando alguns dos seus acrobatas saíram em 1922, o Moe Howard respondeu ao anúncio para substituí-los. Como o Howard não era acrobata, o Healy contratou o seu velho amigo como uma marioneta (termo utilizado para precisar de alguém que personifica um membro do público que é chamado ao palco).

O irmão do Howard, Shemp, juntou-se ao espetáculo em 1923, e o Larry Fine em 1925. As peças de vaudeville de Healy (como Uma Noite em Veneza, Uma Noite em Espanha, e Noites Nova Iorques), incluíram o trio com vários nomes, assim como o Ted a interpretar um cavalheiro sulista, mas nunca como o Ted Healy e os Três Estarolas.

O Moe Howard fez uma pausa em 1927 depois do nascimento da filha dele. O grupo reuniu-se em 1928 e apareceu em várias produções da Broadway, a levar a uma aparição no filme de 1930 Soup to Nuts.

O Ted Healy teve uma carreira que dá esperanças no cinema, onde foi bem sucedido em papéis cómicos, onde ele era muitas vezes reunido com novos "Estarolas", incluindo o Jimmy Brewster, o Red Pearson e o Glasser Sammy e em papéis dramáticos. Depois que os Três Estarolas deixaram o seu grupo em 1934, Healy apareceu numa sucessão de filmes da 20th Century Fox, a Warner Bros. e a MGM. Durante este período, o Healy passou a usar uma peruca em público. O último filme dele, Hollywood Hotel (1937), foi estreado poucos dias depois da sua morte.

Ele morreu no dia 21 de dezembro de 1937 aos 41 anos de idade.

Sem comentários: