sábado, 12 de junho de 2021

Larry Fine

 

O Larry Fine, nascido como Louis Feinberg (Filadélfia, 5 de outubro de 1902 — Los Angeles, 24 de janeiro de 1975), foi um ator, comediante e violinista americano, a ser um membro da série de comédia Os Três Estarolas. O Larry participou no grupo desde as suas primeiras formações e teve uma longa parceria com o seu amigo Moe Howard, a ser que os dois, foram os únicos a permanecerem consertados no grupo, desde que estrearam no cinema.

Como Larry Fine, ele apresentou-se pela primeira vez como um violinista nos teatros de Vaudeville, ainda na primeira idade. O seu enorme talento e capacidade de combinar a música e a dança, deram-lhe um lugar especial entre as celebridades da época. O Larry tinha conseguido ter uma vaga no número “Newsboy Sextette” de Gus Edwards, onde fazia o uso de violino, dançava e contava piadas em sotaque judaico. No número atuavam junto com o Larry, a Mabel Haney (a sua esposa do futuro) e a Loretta (a sua irmã). Juntos co-protagonizaram o sketch The Haney Sisters and Fine, no teatro Vaudeville.

Depois de assinarem em 1934 com a Columbia Pictures um complexo contrato, o trio, agora batizado como The Three Stooges (Os Três Estarolas em português) foram as estrelas numa série de curtas-metragens durante os anos 30, 40 e 50. Os Estarolas alcançaram o sucesso imediato, embora, nunca tenham sabido de fato, quanto eram conhecidos. A combinação de Larry, Moe e Curly é mantida, por muitos fãs e críticos, como a melhor formação do grupo. A curta-metragem Men in Black (1934), foi o único filme do trio, que seria indicado para um Óscar, na categoria de "Melhor Curta-metragem de Comédia".

No tempo do Curly, o Larry teve destaque, inicialmente, no episódio Punch Drunks (1934), em que ele era um violinista que tocava a canção "Pop Goes the Weasel", que deixava o lutador Curly totalmente maluco por não suportar a música e assim, ele batia em todos os lutadores, com o Moe a agir como o seu empresário.

Os Três Estarolas estavam a trabalhar numa nova série de televisão, chamada Kook's Tour, e quando no dia 9 de janeiro de 1970, o Larry sofreu um AVC grave, que o paralisou todo o lado esquerdo do seu corpo. Depois disso, o Larry não podia mais atuar novamente e reformou-se. Ele mudou-se para a Motion Picture Country House, uma comunidade de reformaria para atores do cinema em Woodland Hills, onde ele passou os seus cinco anos restantes, a usar uma cadeira de rodas. Mesmo no seu estado paralisado, Larry fez o que pode para entreter os outros pacientes, a completar a sua autobiografia Stroke of Luck e a ser visitado, regularmente, pelo seu antigo amigo e parceiro Moe Howard.

O Larry sofreu mais alguns AVCs até morrer no dia 24 de janeiro de 1975, com 72 anos.

Sem comentários: