sábado, 12 de junho de 2021

Moe Howard

 

O Moses Harry Horwitz, mais conhecido como Moe Howard (Nova Iorque, 19 de junho de 1897 — Los Angeles, 4 de maio de 1975), foi um ator e comediante americano mais conhecido como o líder dos Três Estarolas, grupo cómico que foram as estrelas em filmes e na televisão por mais de quatro décadas. O Moe tinha 4 irmãos, a ser que destes, dois tornariam-se integrantes dos Três Estarolas: o Curly Howard e o Shemp Howard. Os outros dois irmãos, o Jack e o Irving, nunca envolveram-se com o show business.

Em 1909 nos estúdios da Vitagraph, em Brooklyn, Moe ganhou a sua entrada no cinema. A sua persistência fez ele aparecer nos filmes ao lado das estrelas da época como o John Bunny, a Flora Finch, o Earle William, o Herbert Rawlinson e o Walter Johnson. E foi também em 1909 que o Moe encontrou-se com o Ted Healy, e tornaram-se bons amigos.

Em 1922, Moe juntamente com o Ted Healy e com o irmão Shemp, que deu a forma ao grupo de Ted Healey e os seus Estarolas, que durou com algumas pausas, por quase 10 anos.

Depois de dois anos de ausência, o grupo voltou a atuar com o Ted Healy em 1929 para realizar uma peça na Broadway conhecida como "A Night in Venice". No ano seguinte, Ted Healy e os seus Estarolas conseguiram ter um contrato com a Fox Films (mais tarde, renomeada como 20th Century Fox) onde fizeram a sua primeira aparição no cinema no filme Soup to Nuts (1930). A formação que aparece nesse primeiro filme consistia com o Healy e mais quatro Estarolas ao invés de três: o Moe (anunciado como "Harry Howard"), o Shemp, o Larry, e o Fred Sanborn (este último, tinha feito parte da trupe do Healy desde janeiro de 1929, como um dos Estarolas em ""A Night in Venice"").

Como o Ted Healy seguiu a sua própria carreira em 1934, os Estarolas Moe, Larry e Curly (agora renomeados como Os Três Estarolas) assinaram um complexo contrato com a Columbia Pictures, onde permaneceram (com algumas modificações no grupo) até dezembro de 1957, a produzirem 190 curtas-metragens de comédia. O Moe e o Larry foram os únicos Estarolas que permaneceram consertados no trio desde o primeiro episódio (Woman Haters, de 1934) até ao último (Sappy Bull Fighters, de 1959). As curtas-metragens dos Três Estarolas eram muito conhecidas no cinema e a fama deles alcançou a sua altura nos anos 30 e anos 40, com o destaque para a curta-metragem Men in Black (1934), que foi o único filme do trio, que seria indicado para um Óscar, na categoria de "Melhor Curta-metragem de Comédia".

Os Estarolas tentaram fazer um filme em 1969 chamado Kook's Tour, que era essencialmente um documentário de Moe, Larry e Curly Joe sem as suas personagens, a passiarem pelos Estados Unidos, e a reunirem-se com os seus fãs. E foi originalmente concebido como um episódio piloto para uma série de televisão. Mas a produção foi de repente interrompida quando, em 1970, Larry sofreu um grande AVC grave durante as filmagens, ficando paralisado o lado esquerdo do seu corpo. O Larry morreu em 1975. Kook's Tour foi reeditado e lançado numa versão de 52 minutos em 1970. Depois do AVC do Larry, o Moe tentou substituí-lo pelo ator que apoia, Emil Sitka.

O Moe morreu de cancro de pulmão aos 77 anos de idade, no dia 4 de maio de 1975, no hospital Cedars-Sinai Medical Center, em Los Angeles, onde ele havia ter sido internado uma semana antes, em abril, pouco mais de três meses depois da morte do Larry Fine.

Sem comentários: